Deputado aponta desafios para o Grande ABC em 2009

15/12/2008 13:19:00

Desafios para região do ABC

Crédito:

 

O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), aponta os desafios de seu mandato para 2009 com vistas a incrementar o desenvolvimento econômico e social e melhorar a qualidade de vida do ABC, região onde reside. “São muitos os desafios que precisam ser superados. A região arrecada 8% do PIB paulista, portanto tem um peso considerável na economia do Estado, o que lhe dá razão ao exigir mais atenção e investimentos”, justifica o parlamentar.

O primeiro dos desafios é reforçar a luta, iniciada por ele em 2001, para melhorar a saúde no ABC com a conquista de um novo hospital regional de especialidades na microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Em segundo vem a aprovação da Lei Específica da Billings para proteger o manancial, melhorar a qualidade da água para o abastecimento da população e equacionar problemas de moradias e de tratamento do esgoto.

A seguir vem a aprovação o Projeto de Lei Complementar nº 06/2005, do Executivo, que cria a Região Metropolitana de São Paulo, com instrumentos de planejamento e gestão para a solução de problemas comuns dos 39 municípios da região, como saúde, transporte, trânsito, enchentes, poluição, lixo, entre outros. Aprovar o Projeto de Lei nº 368/2005, também do Executivo, que trata do gerenciamento de áreas contaminadas e cria um fundo de investimento estadual para descontaminar esses locais, é outro dos 11 desafios.

Fiscalizar a implantação do Rodoanel, garantir justa indenização para as famílias desapropriadas, prevenir danos ambientais e minimizar os impactos ao trânsito nas áreas de interligações, como é o caso de Mauá, igualmente faz parte da agenda do 1º secretário. Conquistar o Bilhete Único Metropolitano e a implantar o Expresso ABC, como iniciativas para melhorar o transporte público e o trânsito é meta de Donisete Braga também desde 2001.

Por fim o deputado dará continuidade ao trabalho pela instalação do IML (Instituto Médico Legal) e uma Delegacia Seccional de Polícia em Mauá, além de uma delegacia especializada em defesa da criança e do adolescente no ABC. Empreender esforços para a rápida implantação do Campus da Universidade Federal do ABC (FABC) em Mauá, atuar em conjunto com os prefeitos do ABC, via Consórcio Intermunicipal, no encaminhamento da agenda regional estratégica, como o ferroanel, soluções para limpeza dos rios, ente outras ações, e apoiar a organização dos movimentos sociais no ABC em suas diversas bandeiras de luta completam os desafios .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.