Deputado cobra de Alckmin gestão responsável da água

23/03/2016

Dia da água

Nesta terça-feira, 22/3, quando foi celebrado o Dia Mundial da Água, o deputado estadual Marcos Martins destacou a importância da data na tribuna da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). “A poluição e o desperdício de água são práticas absurdas, irresponsáveis e inadmissíveis. Devemos trabalhar para educar a população sobre o uso consciente da água, mas não podemos admitir que o governo e as empresas que atuam no setor não se responsabilizem pelos problemas de gestão pública da água existentes no estado.”, afirmou o deputado.

Em sua fala na tribuna, o deputado destacou a importância do engajamento da população na cobrança por melhorias. “Não podemos nos acomodar ou banalizar a existência de rios poluídos e vazamentos em tubulações.”, lembrou o deputado. “Por isso, faço um apelo ao governador Geraldo Alckmin, CETESB e a SABESP, para que cumpram suas obrigações, cuidem bem da água, pois este é um recurso vital para população e, ao contrário do que dizem por aí, é finito.”, concluiu o deputado.

Além da poluição e do desperdício, o estado de São Paulo vive uma crise hídrica, houve racionamento e falta de água. Ciente da gravidade do problema pelo menos desde 2012, o governo paulista não fez as intervenções necessárias e passou a adotar medidas polêmicas e nada populares como descontos para grandes consumidores e multas para a população. Nos últimos meses, no entanto, da falta absoluta de água o cenário mudou para graves enchentes e alagamentos. Cidades inteiras ficaram debaixo d’agua com a abertura das comportas da represa Paiva Castro, entre Franco da Rocha e Mairiporã. “Este cenário torna evidente a falta de planejamento do governo do estado e sua incapacidade para gerir um sistema vital para todas as cidades do estado”.

O deputado Marcos Martins é membro da comissão de meio ambiente da Alesp e promoveu, recentemente, uma audiência pública que debateu a despoluição do Rio Tietê e da Represa de Guarapiranga. O Dia Mundial da Água foi criado em 1992, pela ONU, com o intuito de despertar a consciência global sobre a importância de preservar a água.

da assessoria de imprensa do dep. Marcos Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.