Transporte

O deputado Luiz Claudio Marcolino, líder da Bancada do PT, elogiou a iniciativa anunciada, nesta quinta-feira (18/7), pelo prefeito Fernando Haddad de disponibilizar ônibus 24 horas para a população da capital.
O deputado do PT sempre incentivou o transporte 24 horas na Região Metropolitana de São Paulo. Em 2011, quando assumiu o mandato, ele apresentou um projeto na Assembleia Legislativa para que o Metrô e a CPTM ofereçam o serviço de forma ininterrupta, beneficiando os 21 milhões de habitantes da região.
Marcolino agora trabalha na Assembleia Legislativa para que seu projeto (PL 621/11), que está tramitando na Casa, seja aprovado e reforce a iniciativa da prefeitura.
Com a aprovação do projeto, o governo do Estado estaria também contribuindo para beneficiar a população que se locomove na madrugada, não só da capital, mas em toda a Região Metropolitana, explica o deputado.
Ainda, de acordo com Marcolino, o governo paulista tem à disposição para investimentos no metrô e na CPTM R$ 16,8 bilhões em verbas autorizadas pela Assembleia e entende que a implementação deverá ser gradual. Não faltam recursos. Sabemos que não dá para implantar o metrô 24 horas da noite para o dia. Claro que temos preocupação com a segurança e o sistema de manutenção. Mas pode-se ir construindo esse processo de forma paulatina. Seja nos finais de semana, seja ampliando o horário de funcionamento a partir de novas tecnologias.
Integração com a EMTU
O projeto de lei também coloca em pauta a integração com a EMTU, com o transporte municipal e também com a CPTM para que se tenha um transporte conectado para a população no horário noturno.