Deputados do PT candidatos a prefeito estão próximos da vitória

04/09/2008 19:17:00

ELEIÇÕES 2008

Crédito:

 

 

Dos oito deputados estaduais do PT que concorrem como candidatos a prefeito em grandes municípios do interior paulista e da Região Metropolitana de São Paulo, seis estão em primeiro lugar ou empatados nas pesquisas e outros dois aparecem como segundo colocados.

Em primeiro lugar estão os deputados Vanderlei Siraque em Santo André; Cido Sério em Araçatuba; e Sebastião Almeida em Guarulhos. Também em primeiro lugar, empatados com adversários, estão Mário Reali em Diadema, Carlinhos Almeida em São José dos Campos e Antonio Mentor em Americana.

Hamilton Pereira que disputa a prefeitura de Sorocaba e a deputada Maria Lúcia Prandi a de Santos, continuam firmes na disputa, aparecendo em segundo lugar.

Santo André

Vanderlei Siraque vem crescendo a cada nova pesquisa. Na sondagem Ibope/Diário do Grande ABC realizada em Santo André Siraque está com 33% das intenções de voto. O deputado do PT tem 18 pontos de vantagem sobre o tucano Newton Brandão, que já foi prefeito da cidade e apresenta rejeição de 36%, contra apenas 25% do Siraque.

Na enquete espontânea, quando o entrevistador não aponta qualquer opção de nomes, o deputado petista é o mais citado (20%), seguido de Aidan Ravin – PTB (7%); Newton Brandão – PSDB (6%); e Raimundo Salles – DEM (6%).

Nas simulações de segundo turno, Siraque também venceria os adversários em todos os cenários. Ele apresenta os mesmos percentuais, independente do concorrente na fase final do pleito. Contra o tucano Brandão, Siraque alcançaria 50% contra 28%. Na disputa com o petebista Aidan Ravin, o placar seria novamente com a mesma vantagem de 22 pontos: de 49% a 27%. Com Raimundo Salles (DEM), Siraque ficaria com 46% contra 28%.

A pesquisa ouviu 504 eleitores entre os dias 26 e 29 de agosto e está registrada na 156ª Zona Eleitoral do município sob o número 1220/08.

Araçatuba

Praticamente 10% é a diferença entre o  primeiro colocado nas pesquisas, Cido Sério (PT), e o candidato do PMDB, Antonio Eduardo Dunga Costa, em Araçatuba. Se a eleição fosse neste momento, Cido Sério estaria eleito prefeito com 35,3% dos votos, contra 26,1% do segundo colocado. Em terceiro lugar, aparece o tucano Dilador Borges Damasceno, com 9,5%.

A pesquisa Brasmarket/jornal Folha da Região aponta, ainda, que 12,8% dos araçatubenses responderam não saber em quem vão votar ou disseram que anularão seus votos.

A pesquisa registrada sob o número 01/2008 no cartório da 11ª Zona Eleitoral de Araçatuba, foi realizada entre os dias 7 e 11 de agosto.

Guarulhos

Em Guarulhos, o deputado Sebastião Almeida lidera a disputa para prefeito com 25,1%, em pesquisa realizada pelo Diretório Estadual do PT/Casa da Pesquisa. Em segundo lugar aparece Jovino (PV) com 18,5%, seguido de Jorge Tadeu (DEM) com 9%; Adriana (PMDB) com 6,2% e Carlos Roberto (PSDB) com 3,8%.

Um dos maiores problemas apontado nas pesquisas em Guarulhos está no alto número de eleitores indecisos, que não sabem em quem votar ou que declaram que irão votar nulo ou em branco. Na pesquisa (Diretório/Casa da Pesquisa) espontânea, 58,2% se manifestam indecisos, além de 14,2% de brancos e nulos, o que totaliza 72,4% sem candidatos. Mesmo assim, Almeida aparece na frente da sondagem espontânea com 13,8% das preferências, seguido de Jovino com 6,7%.

Também pesquisa espontânea realizada pelo Ibope, revela que 65% dos entrevistados não sabem opinar ou preferem não declarar, e outros 15% dizem pretender votar branco ou nulo.

O instituto Casa da Pesquisa ouviu 600 pessoas entre os dias 30/7 e 1º/8 e a pesquisa foi registrada na 176ª Zona Eleitoral de Guarulhos sob o número 06/2008. Já, a pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 20 e 23 de julho, com 406 eleitores e também está registrada 176ª, com o número 05/2008.

Diadema

Na sempre tão disputada eleição em Diadema, o petista Mário Reali decolou dez pontos percentuais, atingindo 40% das intenções do eleitorado. Em contrapartida, seu adversário tucano, José Augusto (PSDB), apresenta-se em curva descendente: caiu cinco pontos e agora está com 35%.

Isso coloca os dois concorrentes tecnicamente empatados na pesquisa Diário do Grande do ABC/Ibope. No entanto, Reali lidera as intenções de voto na sondagem espontânea com 29%, contra 24% de José Augusto. Também entre o eleitorado feminino, o petista ganha do tucano por 43% a 31%.

Quando o entrevistado na pesquisa é questionado sobre quem vencerá a eleição, independentemente do voto do eleitor, Mário Reali é vencedor com 52% das respostas contra apenas 34% do adversário tucano.

O petista também aparece como vitorioso na disputa em segundo turno. A enquete aponta 45% para Mário Reali contra 41% de José Augusto.

A pesquisa está registrada na 222ª Zona Eleitoral de Diadema sob o número 05/08 e foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto, com 504 entrevistados.

São José dos Campos

Carlinhos de Almeida não pára de crescer. Em menos de dois meses, o deputado diminuiu uma diferença de 15 pontos em relação ao atual prefeito Eduardo Cury (PSDB), em São José dos Campos. Segundo pesquisa do instituto Brasmarket/jornal ValeParaibano divulgada em 31 de agosto, Carlinhos tem 38% das intenções de voto, que o coloca tecnicamente empatado com Cury, que tinha 46,3% e caiu agora para 39%.

Na pesquisa espontânea, Carlinhos é mais lembrado, com 21,1%, contra 19.9% do atual prefeito. A rejeição do petista é a menor entre todos os candidatos (9,7%). Cury é rejeitado por 13,6% dos eleitores entrevistados.

A arrancada de Carlinhos também aparece no segundo turno, onde ele lidera a pesquisa com 41,7%, contra 40,2% do tucano Cury.

O instituto entrevistou 403 pessoas entre os dias 26 e 29 de agosto e a pesquisa está registrada em São José dos Campos sob o número 05/2008.

Americana

Em Americana a disputa pela prefeitura está bastante acirrada entre o deputado Antonio Mentor e o também deputado estadual Chico Sardelli (PV). Recente pesquisa do jornal O Liberal/Brasmarket, entre 25 e 28 de agosto, mostra empate técnico entre os dois candidatos. Mentor aparece com 28,2% e Sardelli com 31,4%.

A eleição em Americana está indefinida, ressaltou em manchete o jornal O Liberal de 31 de agosto, diante do alto índice dos entrevistados que declararam na pesquisa espontânea que não sabem ou ainda não se decidiram em quem votar (68,6%).

Mentor apresenta números bastante positivos quando o eleitor responde qual é o seu conceito pessoal pelo candidato do PT. Responderam que com certeza votariam nele 17,3%; provavelmente votariam nele 6,2%; não sabem, mas talvez votariam nele 32,2%. Isso totaliza 55,7%.

A pesquisa entrevistou 625 pessoas e está registrada em Americana com o número 03/2008.

Sorocaba

O petista Hamilton Pereira continua firme, em curva ascendente, na disputa pela administração municipal de Sorocaba. A pesquisa do Ibope aponta Hamilton em segundo lugar com 14% e o atual prefeito Vitor Lippi (PSDB) registra 65%. Porém, quando a sondagem é espontânea, o tucano cai para 44%.

Na entrevista espontânea, Sorocaba apresenta alto índice de indecisos (38%), número suficiente para reverter qualquer cenário atual.

A pesquisa realizada entre 11 e 13/8, entrevistou 602 eleitores e está registrada na 137ª Zona Eleitoral de Sorocaba sob o número 06/08.

Santos

O pleito para a prefeitura de Santos ainda não está definido, pois a  deputada Maria Lúcia Prandi apresenta tendência de crescimento nos índices de intenções de voto dos santistas.

Prandi está em segundo lugar em pesquisa do Ibope, com 14% das intenções de voto,  seguida da candidata do PSB, Mariângela Duarte, com 10%. Em primeiro está o atual prefeito, candidato à reeleição, João Paulo Tavares Papa (PMDB), com 59%.

O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 8 e 10 de agosto e registrou a pesquisa na 118ª Zona Eleitoral de Santos sob o protocolo 3598/2008.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.