Deputados Grana e Donisete se elegem prefeitos em Santo André e Mauá

29/10/2012

Vitória do PT

Crédito:

Os deputados estaduais Carlos Grana e Donisete Braga que disputaram eleições para prefeitos nos municípios de Santo André e Mauá, respectivamente, se consagraram vencedores na disputa em segundo turno.

Grana teve 204.594 votos, o que representa 53,92% dos votos. O atual prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), recebeu 174.815 votos (46,08%).

O deputado do PT venceu também o primeiro turno das eleições, quando teve 42,85% dos votos válidos contra 37,23% de Ravin.

A vitória do petista simboliza a volta do partido à cidade do ABC, que é seu tradicional reduto. O partido foi hegemônico em Santo André a partir de 1997. Naquele ano, Celso Daniel assumiu a Prefeitura. Ele foi reeleito em 2000 e assassinado em 2002. Nas eleições seguintes, em 2004, João Avamileno (PT) foi o eleito. Ravin, do PTB assumiu em 2009. Agora, o Partido dos Trabalhadores retorna com Carlos Grana.

Donisete vence em Mauá

O deputado Donisete Braga venceu a candidata do PMDB, Vanessa Damo, com 57,14% dos votos (120.115 votos). Mais de 30 mil votos a frente de sua adversária, que ficou com 42,86% dos votos (90.098). “Estou feliz e honrado, quero retribuir para Mauá tudo que a cidade me ofereceu”, afirmou Donisete Braga que fez uma reverência especial.

“Essa é uma vitória do povo de Mauá e quero muito dedicar à memória do Celso Daniel”, disse o emocionadíssimo prefeito eleito que pediu uma grande salva de palmas para o ex-prefeito de Santo André, assassinado em 2002. Essa é a primeira eleição a prefeito disputada por Donisete Braga que já exerceu dois mandatos como vereador da cidade e está cumprindo o quarto mandato como deputado estadual.

PT governará seis das sete maiores cidades de São Paulo

Além de vencer a disputa pela prefeitura da capital de São Paulo, o PT também conquistou prefeituras de cidades importantes do Estado neste 2º turno das eleições. No primeiro turno, o PT já havia conquistado São Bernardo do Campo e Osasco, e no 2º turno,ganhou mais três: Guarulhos, Mauá e Santo André. No total, serão 67 prefeituras administradas pelo PT no Estado de São Paulo.

PT conquista 635 prefeituras em todo o País

A Secretaria Nacional de Organização divulgou o balanço dos resultados do PT nas eleições municipais de 2012.

O PT conquistou 635 prefeituras nos dois turnos da votação e manteve o seu crescimento constante. De acordo com o levantamento, em comparação às eleições de 2008 o Partido ampliou em 14% o número de prefeituras.

O PT recebeu 17.264.643 votos para prefeito, que é a maior votação de um partido nas eleições deste ano.

Entre as cidades com mais de 150 mil eleitores, o PT venceu em 21 cidades, sendo quatro capitais (São Paulo, Goiânia, João Pessoa e Rio Branco). Nestas 21 cidades estão hoje 16,1 milhões de eleitores.

De acordo com a SORG, o Partido manteve a sua força nos grandes centros e aumenta a sua capacidade ao eleger mais prefeitos e prefeitas nos pequenos e médios municípios. Foram eleitos 264 prefeituras em cidades de 10 a 50 mil eleitores e 298 em cidades de até 10 mil eleitores. (fonte: PT Nacional e Estadual e Agências)

Clique aqui e acesse o resumo completo elaborada pela Secretaria Nacional de Organização após o segundo turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.