Os deputados petistas Mário Reali e Enio Tatto iniciaram hoje (16/05) coleta de assinaturas entre os 94 parlamentares paulista com objetivo de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para, no prazo de 90 dias, investigar denúncias de fraudes em licitações promovidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na construção de casas no Estado de São Paulo.
O motivo foi denúncia publicada na imprensa dando conta que a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado apuraram a existência de um esquema envolvendo políticos, empresários, advogados e funcionários da CDHU para fraudar licitações para a construção de casas populares na região de Presidente Prudente, Oeste de São Paulo.
Os deputados também lembram que o Tribunal de Contas do Estado já havia apontado irregularidades em mais de 300 processos licitatórios, entre os períodos janeiro de 2005 a dezembro de 2006, promovidos pela CDHU e encaminhados à Assembléia Legislativa.
Estes são fatos graves e merecem ser apurados com agilidade. Não é admissível que recursos que deveriam ser empregados para diminuir o déficit habitacional não estegjam sendo corretamente aplicados, ressaltaram.