Deputados pedem cooperação do Ministro da Justiça nas investigações do caso Alstom

10/07/2008 14:20:00

Caso Alstom

 

 

Os deputados estaduais do PT de São Paulo, Simão Pedro e Antonio Mentor, reuniram-se com o ministro da Justiça, Tarso Genro, para solicitar cooperação do ministério na investigação do caso Alstom. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (9/7), em Brasília, e contou com as presenças dos deputados federais Jilmar Tatto, Carlos Zaratini e Ivan Valente.

O ministro Tarso Genro informou que pedirá às autoridades da Suíça o acesso aos documentos referentes à investigação das ações da empresa Alstom no Brasil.

Na ocasião, os deputados entregaram a Tarso Genro um relatório preparado por assessores da Bancada paulista, onde estão enumerados os 139 contatos do Estado com a multinacional, inclusive os julgados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado. No documento, também, está a relação das autarquias do governo de São Paulo que firmaram contratos com a Alstom; síntese dos contratos da empresa francesa com a Mafersa e a CCO; representação junto a Procuradoria para que se proceda apuração de possível crime de lavagem de dinheiro praticado por José Amaro Pinto Ramos e Cláudio Mendes; entre outras informações.

O Caso Alstom

A Alstom está sob investigação na França, Suíça e no Brasil por suspeitas de ter pago propina para políticos tucanos para ganhar contratos no Estado de São Paulo. No Brasil, a Polícia Federal e o Ministério Público apuram negócios da empresa com várias estatais, entre elas Eletropaulo e Metrô.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.