Deputados petistas participam de passeata contra a venda de leitos do SUS em São Paulo

07/04/2011 18:05:00

Dia Mundial da Saúde

 

Os deputados Adriano Diogo, Marcos Martins e Simão Pedro, vereadores, conselheiros municipais e estaduais de Saúde protocolaram hoje no Ministério Público Estadual uma manifestação contra a lei 1131/2010, que permite o repasse de leitos de hospitais públicos para os convênios médicos.

O grupo participou de uma passeata que reuniu centenas de manifestantes desde as 10 da manhã desta quinta-feira na Avenida Paulista, na altura do Masp. A passeata seguiu pela Rua da Consolação, até a Secretaria Municipal de Saúde e depois até o Ministério Público Estadual.   

“O governo de São Paulo aprovou a Lei 1131/2010, permitindo que 25% dos leitos de hospitais públicos sejam usados pelos planos privados. Você acha que terá chances de vagas pelo SUS? Nós devemos dizer não à privatização da saúde”, alerta manifesto divulgado pelo setor.

Conselheiros municipais e estaduais, representantes de várias entidades sindicais do setor e dos movimentos populares de luta pela Saúde Pública no Estado de São Paulo protestaram contra o sucateamento dos hospitais públicos, o crescente processo de terceirização, os baixos salários e as más condições de trabalho.

Na região central da capital, aproximadamente 500 médicos protestaram contra as operadoras de planos de saúde. A categoria realizou manifestações em todo o País, com a suspensão de atendimento aos pacientes conveniados.

O Conselho Federal de Medicina e os Sindicatos dos Médicos denunciam que os baixos honorários, a restrição imposta pelos convênios à realização de exames, internações e outros procedimentos considerados necessários pelos médicos. Os protestos marcam o Dia Mundial da Saúde, celebrado neste 07 de abril.

Veja anexo o comparativo entre o Sistema Único de Saúde e os Planos de Saúde, elaborado pelo IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor: “O SUS pode ser o seu melhor Plano de Saúde”.                  

A Rádio Brasil Atual produziu a série “Ferida aberta: o problema da saúde pública em São Paulo”, que denuncia o sucateamento do Sistema Único no Estado.  Os áudios estão no site http://www.redebrasilatual.com.br/temas/especiais/ferida-aberta-a-situacao-do-sus

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *