Investigação
Agressões físicas e morais, atentados, homicídio de agentes do sistema prisional têm feito parte do cotidiano desses servidores do Estado, em clara tentativa de atemorizar e fragilizar os funcionários dos presídios paulistas.
Diante disso, a pedido dos funcionários deste sistema , os deputados João Paulo Rillo, líder da Bancada do PT, Carlos Giannazi (PSOL), Major Olímpio (PDT) e Leci Brandão (PCdoB) estão coletando assinaturas para instalar CPI Comissão Parlamentar de Inquérito que apure as inúmeras ações violentas contra os agentes penitenciários.
No pedido de CPI, que para ser protocolado são necessárias as assinaturas de 32 parlamentares, está ressaltado que é sabido que as ações administrativas impostas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado se mostram inócuas e infrutíferas, e mediadas efetivas precisam ser tomadas, reconhecendo a existência dessa realidade do sistema prisional para a integridade dos agentes possa ser assegurada.
O documento afirma também que não há como negar o crescimento da estrutura de poder das facções criminosas dentro dos presídios paulistas. Apenas o governo estadual ignora a realidade e trata a violência que vitima os servidores da segurança pública como corriqueiros, pontuais e não relacionados (sc).