Dia de Mobilização PT-SP debate Freio Tucano no Desenvolvimento do Estado e Reforma Eleitoral

13/11/2015

Sábado

Em sua sexta edição, o Dia Mensal de Mobilização do PT-SP percorre mais de 40 cidades neste sábado (14/11), das 20 Macrorregiões paulistas com os debates sobre o “Freio Tucano no Desenvolvimento do Estado de São Paulo” e a “Reforma Eleitoral”. Excepcionalmente, algumas atividades ocorrerão nesta sexta (13/11).

Deputados e deputadas estaduais e federais, vereadores e vereadoras, dirigentes nacionais e estaduais, prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas, presidentes de diretórios, militantes e representantes de movimentos populares e entidades da sociedade civil participam das atividades em todo o estado paulista.

“Prestes a completar seis edições, o Dia Mensal de Mobilização do PT no estado de São Paulo se consolida cada vez mais como uma ferramenta de diálogo, construção, participação e integração dos nossos parlamentares e dirigentes com o conjunto de filiados e filiadas, simpatizantes e movimentos populares. Prova de mais uma ação democrática que fortalece o Partido dos Trabalhadores para superar os desafios”, analisa o presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza.

Temáticas

Por meio do Fórum de Conjuntura do PT-SP, realizado sempre na primeira quarta-feira de cada mês, em parceria com o Projeto SP (Projeto Estudos dos Estados Brasileiros da Fundação Perseu Abramo), uma pauta em comum nas regiões paulistas é designada para o enfrentamento ao governo tucano no estado, tendo como meta a qualificação da oposição na apresentação de um diagnóstico atualizado e formulação de propostas de um modelo de políticas públicas defendido pelo partido.

O tema sugerido para os parlamentares, dirigentes e militantes debaterem no mês de novembro é o “Freio Tucano no Desenvolvimento do Estado de São Paulo”. A “Reforma Eleitoral”, cujo debate ocorreu na 14ª edição do Fórum de Conjuntura, também estará na pauta de algumas regiões.

Contraponto

Realizado no dia 4 de novembro, o Fórum de Conjuntura Eleitoral do PT-SP apresentou subsídios para os debates do Dia Mensal de Mobilização.

Dentre os convidados, o secretário municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo de São Paulo, Artur Henrique, afirmou que a apresentação de propostas de políticas públicas pelo PT deve se basear em quatro pilares: construção coletiva, mobilização, participação social e política, principalmente, nas áreas de saúde, educação, trabalho e assistência social.

Para ele, a empreitada seria um contraponto ao padrão tucano de gerenciar o estado, que representa uma progressiva perda de importância da economia paulista nos últimos vinte anos, como a letargia na extensão da malha ferroviária, a política privatista e a desigual distribuição de renda.

“Friso que a crescente redução da competitividade da economia paulista, o fim do ideal de São Paulo como locomotiva do país, que fica claro na queda de participação do estado no PIB Nacional, além da falta de integração com o governo federal, são marcas de uma gestão ultrapassada liderada pelo PSDB e que o Partido dos Trabalhadores precisa apresentar um modelo de retomada de crescimento sustentável, que privilegie meios como a economia solidária, ao implementado pelos tucanos nas últimas décadas”, explica Artur Henrique.

Retomada do crescimento

Para Márcio Pochmann, o PT deveria se apropriar mais incisivamente das conquistas sociais para qualificar o debate no estado paulista e contribuir na retomada do protagonismo de São Paulo, ou seja, fazer valer a ‘alcunha’ de locomotiva do país.

“É inegável o êxito que tivemos, do ponto de vista econômico, na ascensão social da população, sendo que as reformas fundamentais pouco foram viabilizadas, ao passo que os trabalhadores e movimentos sociais imaginaram que um governo de esquerda seria suficiente para dar continuidade às mudanças no país”, pondera.

Segundo o professor da Unicamp, o ‘freio’ decorre do ciclo de expansão de desenvolvimento de São Paulo, principalmente da transição da sociedade agrária para a urbana e industrial, em meados da primeira metade do século XX, sendo que o protagonismo paulista começa a se perder nas duas últimas décadas.

“O freio, hoje, ocorre em outra transição: da sociedade industrial para a sociedade de serviços. De cinco empregos gerados, quatro são de serviços. E São Paulo não é protagonista desta transição, e sim um freio… O que São Paulo lidera hoje é a regressão e o conservadorismo deste processo de desindustrialização, que significou a queda da classe média assalariada e a ascensão da classe média proprietária”, comenta.

Propostas

A combinação de políticas públicas de enfrentamento do desemprego e da pobreza, com políticas voltadas para o mercado de trabalho; educação e formação profissional para inclusão social dos trabalhadores, além do fomento ao microempreendedores e incentivos à economia solidária, são algumas das propostas defendidas pelo modo petista de governar.

Na visão de Márcio Pochmann, o desafio é dialogar com as novas demandas dos trabalhadores e trabalhadoras, além da necessidade política de tornar relevante os atores que saíram da miséria e ascenderam à classe média (42 milhões de pessoas), por meio dos programas sociais dos governos Lula e Dilma.

“Se nós não conseguirmos mobilizar essa nova classe trabalhadora, não teremos uma coesão suficientemente para enfrentar a paralisia que resulta da ascensão da classe média proprietária com o mercado especulativo dos bancos e o agronegócio. Não é impossível, mas é um primeiro passo para reconhecermos a situação vivida atualmente e resultar em ações concretas”, elucida.

Para Artur Henrique, o PT só conseguirá disputar a hegemonia no estado de São Paulo se apoiar em pontos como mobilização, comunicação, educação e formação. “A disputa tem que ser na construção coletiva e no relacionamento com as pessoas. Se não fizermos isso, não vamos a lugar algum”, revela.

Balanço

O Dia Mensal de Mobilização é uma agenda simultânea com parlamentares e dirigentes, que percorrerão em sistema de rodízio, todas as 20 Macrorregiões do estado paulista até fevereiro de 2017.

Em cinco edições, o Dia Mensal de Mobilização contabiliza 270 cidades visitadas com as presenças dos deputados estaduais e federais; vereadores e vereadoras; prefeitos, prefeitas e vices; dirigentes nacionais e estaduais, coordenadores e coordenadoras de Macros, além da militância e representantes de movimentos sociais.

A ideia da peregrinação petista pelo estado surgiu no primeiro semestre de 2015, como forma de reaproximar e integrar lideranças parlamentares e dirigentes da base social do partido.

Em sintonia com a declaração do ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, – proferida durante o 5º Congresso Nacional do PT, realizado em junho deste ano, que solicitou a cada parlamentar e dirigente, a reserva de um dia por mês para percorrerem o país e dialogarem com o povo – a direção paulista aprovou o Dia Mensal de Mobilização do PT-SP, iniciado no dia 20 de junho de 2015.

Confira a Programação Completa da 6ª Edição do Dia Mensal de Mobilização

Macro ABC
Presenças do deputado federal Valmir Prascidelli, da vice-presidente estadual do PT-SP, Zaninha, e do coordenador regional Claudinho da Geladeira

Data: 14 de novembro (sábado)
Atividade: “Reforma Eleitoral: seus impactos e oportunidades para o PT nas eleições 2016”
Cidade: São Bernardo do Campo
Horário: 15h
Local: Diretório Municipal

Endereço: Rua Tapajós, 3 – Centro

Informações: Claudinho da Geladeira (11) 99278-3113

Macro Bauru

Presenças do deputado federal Arlindo Chinaglia, do coordenador estadual da Secretaria de Formação Política do PT-SP, Toninho Kalunga, e do coordenador regional Luciano Assis

Data: 13 de novembro (sexta)
Entrevista
Cidade: Botucatu
Horário: 8h30
Local: Rádio Clube FM (103,5)

Encontro com lideranças e militantes do PT
Cidade: Botucatu
Horário: 9h30 às 10h50
Endereço: Avenida Deputado Dante Delmanto, 2953 – Distrito Industrial
Entrevista
Cidade: Bauru
Horário: 12h30
Local: TV Preve

Endereço: Rua Rosevaldo Abreu Ribeiro, 9056 – Jardim Solange

Encontro com Padre Severino, militantes e lideranças do PT
Cidade: Reginópolis
Horário: 15h30
Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Francisco Gouveia, 11- Jardim Paineira – (Chácara Daniel)

Jantar com militantes e lideranças do PT
Cidade: Bocaina
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Correios

Endereço: Alameda das Camélias, 635 – Jardim Nova Bocaina

Mais informações: Coordenador Luciano Assis – (14) 99734-4570

Macro Mogiana

Presenças do deputado federal José Mentor, do secretário-geral estadual do PT-SP, Vilson Augusto, e do coordenador regional Raul Calazans

Data: 14 de novembro (sábado)

Encontro com dirigentes e militantes do PT
Cidade: Porto Ferreira
Horário: 10h
Local: Sindicato dos Vidreiros e Ceramistas de Porto Ferreira e Região
Endereço: Rua João Procópio Sobrinho, 345 – Centro

Almoço com os prefeitos de Vargem, Divinolândia e São Sebastião da Grama
Cidade: Vargem Grande do Sul
Horário: 13h
Local: Restaurante Varanda
Endereço: Rua Coronel Lúcio, 386 – Centro

Plenária com lideranças e militantes
Cidade: Vargem Grande do Sul
Horário: 14h
Local: Associação, Comercial e Industrial (ACI) de Vargem Grande do Sul
Endereço: Rua São Jorge, 90 – Bairro São Luiz

Mais informações: Coordenador Miguel Paião – (19) 99223-8606

Macro Vale do Paraíba

Presenças dos deputados estaduais Luiz Turco e Marcos Martins, do coordenador estadual da Secretaria de Organização do PT-SP, Édson Pikachu, e da coordenadora regional Rose Gaspar

Data: 13 de novembro (sexta)

Encontro com lideranças e militantes do PT (Com Luiz Turco)
Cidade: São Sebastião
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal

Endereço: Praça Professor Antonio Argino, 84 – Centro

Data: 14 de novembro (sábado)

Plenária com militantes e pré-candidatos do PT (Com Luiz Turco)
Cidade: Caraguatatuba
Horário: 9h30
Local: Sede do PT Municipal

Endereço: Rua Altino Arantes, 54 – sala 07 – Centro

Plenária com militantes e pré-candidatos do PT (Com Marcos Martins)
Cidade: Jacareí
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal

Endereço: Praça dos 3 Poderes, 74 – Centro

Mais informações: Coordenadora Rose Gaspar- (12) 97047-7805

Macro Guarulhos/ Alto Tietê

Presenças do deputado estadual Professor Auriel, da integrante da Executiva Estadual do PT-SP, Marisa de Sá, e do coordenador regional Paulo Costa

Data: 14 de novembro (sábado)

Entrevista na Rádio Total FM 87,5 (por telefone)
Cidade: Itaquaquecetuba
Horário: 10h

Reunião com assentados e lideranças (Posse do Incra)
Cidade: Biritiba Mirim
Horário: 10h
Local: Assentamento no Bairro Castelhano

Almoço com lideranças e pré-candidatos
Cidade: Mogi das Cruzes
Horário: 12h30
Local: Restaurante Esquina Vilela
Endereço: Rua Ricardo Vilela, 1013 – Centro

Reunião do DAP Alto Tietê com sindicalistas petistas
Cidade: Suzano
Horário: 14h30
Endereço: Rua Campos Sales, 165 – Centro

Plenária com lideranças e pré-candidatos
Cidade: Itaquaquecetuba
Horário: 16h
Endereço: Rua Maria Barbosa de Araújo, 145 – Centro

Mais informações: Coordenador Paulo Costa – (11) 99809-4427

Macro Vale do Ribeira

Presenças do deputado federal Paulo Teixeira, do secretário estadual de Organização do PT-SP, Gerson Bittencourt, e do coordenador regional Raul Calazans

Data: 14 de novembro (sábado)

Almoço com lideranças e dirigentes do PT
Cidade: Registro
Horário: 12h30
Local: Restaurante Stillo do Sul Grill

Endereço: Avenida Clara Gianoti de Souza, 833- Centro

Plenária com lideranças e militantes do PT
Cidade: Registro
Horário: 14h30
Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Shitiro Maeji, 459 – Centro

Mais informações: Coordenador Raul Calazans – (11) 99905-4524

Macro Noroeste Paulista

Presenças da deputada estadual Beth Sahão, da secretária estadual do Interior do PT-SP, Cilene Obici, e do coordenador regional Cacaio

Data: 14 de novembro (sábado)

Encontro com lideranças e militantes do PT
Cidade: Cardoso
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Ângelo Moretim, 753 – Jd. Leonor M Barros

Informações: Presidente do PT Cardoso – Chiara (17) 98161-7336

Encontro com lideranças e militantes do PT
Cidade: Indiaporã
Horário: 11h30
Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua José Scapin, 21 – Centro

Informações: Presidente do PT Indiaporã – Bernadete (17) 99734-5010

Encontro com lideranças e militantes do PT
Cidade: São Francisco
Horário: 14h30
Local: Câmara Municipal

Endereço: Avenida Oscar Antônio da Costa, 1231 – Centro

Informações: Presidente do PT São Francisco – Murilo (17) 99774-9576

Informações gerais: Coordenador Antônio Carlos Nogueira (Cacaio) – (17) 99602-6756

Macro Baixada Santista

Presenças do deputado federal Andrés Sanchez, do secretário estadual de Comunicação do PT-SP, Cidão, e do coordenador regional Émerson Santos

Data: 14 de novembro (sábado)

Plenária “Políticas Públicas Para o Esporte” e Análise de Conjuntura
Cidade: Peruíbe
Horário: 10h
Local: Sede do PT Municipal

Endereço: Avenida Padre Anchieta, 9155- Belmira Novaes

Entrega do Título de Cidadão Honorário de Peruíbe
Cidade: Peruíbe
Horário: 13h30
Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Nilo Soares Pereira, 37

Mais informações: Coordenador Émerson Santos – (13) 98829-2913

Macro Mantiqueira

Presenças do deputado estadual Teonílio Barba, do secretário estadual de Finanças do PT-SP, Antonio dos Santos, e do coordenador regional Thaís Tosato

Data: 14 de novembro (sábado)
Encontro com lideranças e militantes do PT
Cidade: Itupeva
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal

Endereço: Rodovia vice-prefeito Hermenegildo Tonolli, 725 – Conjunto Industrial Belville

Mais informações: Coordenadora Thaís Tosato – (11) 99905-4524

Macro Ribeirão Preto
Presenças da deputada estadual Márcia Lia, da secretária estadual de Assuntos Institucionais do PT-SP, Silvana Donatti, e do coordenador regional Moacir Caporusso

Data: 14 de novembro (sábado)

Plenária Regional com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e militantes
Cidade: Ribeirão Preto
Horário: 10h
Local: Diretório Municipal do PT

Endereço: Avenida Santa Luzia, 120 – Jardim Sumaré

Informações: Moacir Caporusso (16) 99741-7860

Macro Campinas

Presenças do deputado estadual Alencar Santana e do coordenador regional Ângelo Barreto

Data: 14 de novembro (sábado)

Plenária com militantes e dirigentes
Cidade: Valinhos
Horário: 9h

Endereço: Avenida dos Esportes, 20 – Sala 2 – Centro (Em frente à Prefeitura)

Plenária com militantes e dirigentes
Cidade: Paulínia
Horário: 13h

Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 721 – Jardim dos Calegaris

Ponto de Referência: atrás do Ginásio de Esportes do Jardim Calegaris

Plenária com militantes e dirigentes
Cidade: Cosmópolis
Horário: 15h30

Endereço: Rua Presidente Getúlio Vargas, 500 – Centro

Próximo à Rodoviária

Informações: Ângelo Barreto (19) 99819-8613

Macro Sudoeste Paulista/ Itapeva

Presenças do deputado estadual Enio Tatto , da secretária estadual de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT-SP, Alessandra Dadona, e do coordenador regional Alex Campos

Data: 13 de novembro (sexta)

Palestra sobre Reforma Eleitoral e Eleições 2016
Cidade: Nova Campina
Horário: 19h30

Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Lourenço Manoel da Silva, 57 – Centro

Informações: Alex Campos (14) 99692-1960

Macro Assis, Marília e Ourinhos

Presenças da deputada federal Ana Perugini, da integrante da executiva estadual do PT-SP, Vivian Mendes, e do coordenador regional Toninho do PT

Data: 14 de novembro (sábado)

Reunião e Almoço
Cidade: São Pedro do Turvo
Horário: 11h

Local: Casa do ex-prefeito Roberto

Reunião com militantes e dirigentes
Cidade: Ribeirão do Sul
Horário: 13h30

Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Coronel Paulo Fares, 329 – Centro

Reunião com militantes e dirigentes
Cidade: Canitar
Horário: 15h30

Local: Câmara Municipal

Endereço: Rua Clementino Bernardo de Mendonça, 1 – Centro

Reunião com dirigentes e militantes
Cidade: Chavantes
Horário: 17h30
Local: Casa do Lopes
Endereço: Rua Lourenço Manoel da Silva, 57 – Centro

Informações: Coordenador Toninho do PT (14) 99162-6115

Macro Sorocaba

Presenças do deputado estadual Carlos Neder, da secretária estadual de Mobilização e Nucleação do PT-SP, Janaína Cristina, e do coordenador regional Márcio Alves

Data: 14 de novembro (sábado)

Reuniões com dirigentes e militantes
Cidade: Itapetininga
Horário: 10h

Cidade: Tatuí
Horário: 14h

Cidade: Iperó
Horário: 16h30

Informações: Coordenador Márcio Alves (15) 99813-1330

Macro Araçatuba

Presenças do deputado estadual Zico Prado, do coordenador estadual do GTE PT-SP, Rodrigo Funchal, e do coordenador regional Fernando Zar

Data: 13 de novembro (sexta)

Reunião com dirigentes e militantes
Cidade: Birigui
Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de Birigui

Data: 14 de novembro (sábado)

Reunião com militantes, dirigentes e vereador Juvenal
Cidade: Brejo Alegre
Horário: 9h

Local: Câmara Municipal

Reunião com prefeito, vereadores e militantes
Cidade: Coroados
Horário: 11h

Almoço com a militância
Cidade: Coroados
Horário: 12h

Local: Câmara Municipal

Reunião com vereadores e militantes
Cidade: Penápolis
Horário: 14h

Informações: Coordenador Fernando Zar (18) 99725-3386

Macro Osasco

Presenças dos deputados estadual Geraldo Cruz e federal Valmir Prascidelli, do presidente estadual do PT-SP, Emidio de Souza, e do coordenador regional Irineu Casemiro

Data: 14 de novembro (sábado)

Seminário do PT Osasco (Conjuntura e Estratégia Eleitoral)
Cidade: Osasco
Horário: 9h
Local: Sindicato dos Metalúrgicos
Endereço: Rua Erasmo Braga, 307 – Presidente Altino

Reunião com militantes e dirigentes
Cidade: Pirapora do Bom Jesus
Horário: 11h
Local: Câmara Municipal
Endereço: Praça Dom Paulo Rolim, 35 – Centro

Reunião com militantes e dirigentes
Cidade: Carapicuíba
Horário: 15h
Local: Diretório Municipal de Carapicuíba
Endereço: Avenida Inocêncio Seráfico, 240 – Centro

Informações: Coordenador Irineu Casemiro (11) 99533-5978

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.