Dia do Agente da Mobilidade Urbana busca a valorização profissional

21/03/2013

Lei promulgada

Lei promulgada pelo executivo é iniciativa do deputado estadual Gerson Bittencourt

Orientação, educação, informação. Atribuições que permeiam o cotidiano do Agente da Mobilidade Urbana. Salvam vidas porque estão presentes em nossas vidas. Dentre suas atribuições, eles fiscalizam o trânsito, monitoram as vias, sinalizam e atendem a ocorrências de acidentes. Também acompanham obras, eventos e intervenções.

Para destacar a importância deste profissional, foi sancionado pelo executivo na quarta-feira (20/3) o projeto de lei do deputado estadual Gerson Bittencourt (PT) que institui Dia Estadual do Agente da Mobilidade Urbana e do Operador de Trânsito e Transporte, comemorado no dia 23 de setembro. “Na lei está previstas a realização de campanhas educativas na rede estadual de ensino para esclarecer e valorizar o papel do Agente de Mobilidade Urbana e do Operador de Trânsito e Transporte no cotidiano das cidades paulistas” esclarece o deputado.

A iniciativa parlamentar é uma contribuição para revigorar o debate sobre o papel deste profissional mobilidade urbana sustentável, na capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo regular e preciso, com segurança e conforto. O direito de ir e vir, o direito à cidade.

“A sociedade tem a compreensão de que o agente atua em situações extremas, estressantes e de contato direto com a população. Mas temos de mostrar que é preciso valorizar o trabalho deste profissional para avançar na construção de uma mobilidade urbana sustentável” ressalta Gerson Bittencourt.

No Estado de São Paulo 259 municípios tem a gestão do trânsito municipalizada, com a atuação de cinco mil profissionais. Desta forma os Agentes de Mobilidade Urbana e Operadores de Trânsito e Transporte são os profissionais responsáveis, em última instância, por implantar e administrar a dificultosa política pública de organização do tráfego e transporte.

fonte: Ass. Imprensa – dep. Gerson Bittencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.