DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Trabalho com adolescentes em situação de pobreza utiliza cultura como ferramenta de inclusão social
Uma das maiores manifestações de rua do país pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o Bloco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente), comemora 20 anos estreando um documentário no próximo dia 7, a partir das 19h, no auditório Franco Montoro, na Alesp. A iniciativa é da Liderança da Minoria (deputadas Márcia Lia PT – e Leci Brandão PCdoB) e do Bloco Eureca e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
O Bloco Eureca foi a primeira iniciativa de defesa e divulgação do ECA tendo a cultura como eixo central. Sempre abordou temas importantes como o combate à redução da maioridade penal, ao trabalho infantil etc. Registrar em forma de doc é garantir que as gerações futuras tenham conhecimento da própria história do Estatuto e da luta por conquista de direitos, afirma Wenderson Gasparotto, ex-coordenador do Projeto que deu luz ao Eureca, o Meninos e Meninas de Rua (MMDR), e atual vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana (CONDEPE).
Leo Duarte, conselheiro tutelar na cidade de São Bernardo do Campo, relata o papel que o Bloco teve em sua vida: Ainda adolescente e em situação de rua, atendido pelo MMDR, estive no processo de organização de diversas edições do bloco. A gente aguardava esse período com muita ansiedade, porque todo o processo garante a participação. Com isso, nos sentíamos valorizados. E isso é significante a ponto de mudar toda uma trajetória de vida! A partir da participação nas reuniões, confecção das alegorias, escrevendo enredo, somos provocados a buscar mais conhecimento. Foi por isso que me tornei educador social, declara.
MINI-DOC BLOCO EURECA
Idealizado pelo Ponto de Cultura Eureca/CEDECA Sapopemba, o documentário de 1950 foi dirigido por John Fernandes e gravado durante oito etapas do bloco.
BLOCO EURECA
Nascido há 26 anos em São Bernardo do Campo expandiu as ações para São Vicente e Sapopemba. É coordenado pelo Projeto Meninos e Meninas de Rua, CEDECA e Projeto Camará.
Mesa: deputada Márcia Lia (PT – líder da minoria), deputada Leci Brandão (PCdoB – vice-líder da minoria), Djalma Costa (diretor do CEDECA Interlagos), Valdenia Paulino (CEDECA Sapopemba) Marcos Antônia da Silva (Coordenador Geral do MMDR), Paula Chaves (adolescente do MMDR), Otávio (adolescente CEDECA)
Participação: Leo Bueno (Conselheiro Tutelar de SBC e ex-integrante do Bloco Eureca)
Realização: Liderança da Minoria/Bloco Eureca e Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Abertura: Grupo de Percussão ACER Brasil (Associação de Apoio à Criança em Risco)
SERVIÇO
O QUÊ: 27 anos do ECA com lançamento do Documentário do Bloco Eureca (Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente)
ONDE: Assembleia Legislativa de São Paulo Alesp (Auditório Franco Montoro)
ENDEREÇO: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 Pq. Ibirapuera – SP
HORÁRIO: das 19h às 22h