Edinho defende Esporte e Lazer como instrumentos de inclusão social

17/04/2008 15:13:00

Esporte

Crédito:

 

No segundo dia do Seminário Programa de Esporte e Lazer para as Prefeituras Municipais, o presidente do Diretório Estadual do PT e prefeito de Araraquara, Edinho da Silva, discorreu sobre o tema “O Esporte e Lazer como Política Pública: A experiência de Araraquara”.

Edinho narrou para o público presente às atividades desenvolvidas por sua administração municipal, calcada em três eixos centrais: inclusão social, cidadania e lazer.

As Escolinhas de Esporte foi um  dos exemplos citados pelo prefeito. “Nós atendemos cerca de 5 mil crianças em 21 modalidades estruturadas em 30 bairros de Araraquara”, que atuam de maneira sistemática.   

Edinho apontou o desenvolvimento de programas e eventos, como duas opções de ações de política pública de esporte e lazer e alertou que os programas, pressupõem a criação de uma estrutura, metodologia, definição de metas e mostrou outro enfoque com a realização de eventos esportivos e de lazer.

Os reflexos do esporte na melhoria da qualidade de vida e de pessoas de terceira idade, como no combate ao diabetes e pressão alta, o papel da atividade física na inclusão de crianças, idosos, pessoas com deficiências e necessidades especiais teve destaque nas colocações do prefeito.

O apoio de poder públicos as iniciativas da sociedade civil organizada na realização de torneios amadores, gincanas e campeonatos, assim como a parcerias foram pautadas por Edinho como importantes mecanismos de incentivo ao esporte. No entanto, o prefeito fez a ressalva na relação entre a administração e as Ligas e os clubes.

Para Edinho, a prefeitura não deve competir com as atividades das Ligas, sua função é apoiá-las, fiscalizá-las e promover campeonatos, atividades esportivas e de lazer que inclua as crianças obesas e aquelas que aparentemente não tem vocação para o esporte. “Patrocinar jogos e atividades de diferentes modalidades desde xadrez, peteca, basquete, que possibilite o idoso e as pessoas deficientes participarem e saírem de casa e serem incluídas na vida social, é a função do gestor público defendeu, o prefeito.”  

Amanhã (18 de abril) será o último dia do Seminário.

Confira o tema das palestras:

18 de abril

9h – O lazer nos municípios

10h – Os meios de comunicação e a democratização da prática esportiva

11h – Gestão democrática e política municipal de esporte

14h – Programas esportivos para a terceira idade

15h30 – Gestão esportiva

16h30 – A Federação Paulista de Futebol, os municípios e o futebol amador

 

 


 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *