Em meio a novas denúncias, usuários enfrentam riscos

11/08/2009 17:32:00

Trens da Alstom

 

 

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Robson Marinho teve seus bens na Suíça bloqueados pela Justiça paulista e, agora, o Ministério Público Estadual anunciou que pedirá também arresto dos seus bens no Brasil. Marinho aprovou contratos e aditamentos de interesse da Alstom, empresa francesa que teria corrompido políticos do PSDB para garantir negócios com o Metrô e com uma subestação de energia.

O conselheiro do TCE é alvo de um inquérito civil devido a suspeitas de ligação com o esquema da Alstom. O MPE espera a chegada de documentos relativos à conta em um banco de Genebra, onde Marinho teria investimentos de mais de US$ 1 milhão.

Reportagem publicada nesta terça-feira (11/08) no Jornal Folha de São Paulo revela que o “o suposto pagamento de propina a políticos para conseguir contratos com o governo de São Paulo partiu da cúpula da Alstom em Paris”. A denúncia surgiu em depoimento do empresário Romeu Pinto Júnior representante da MCA Uruguay, empresa que a Alstom usou para ‘importar’ dinheiro da Europa para o Brasil, segundo o Ministério Público da Suíça.

Mas, a denúncia que mais preocupa os usuários e funcionários do Metrô é de que os novos trens, adquiridos em contratos firmados com a Alstom, apresentam falhas elétricas e no conjunto de eixos e rodas. Segundo o Jornal Plataforma, editado pelo Sindicato dos Metroviários, “mesmo com a gravidade do fato, o Metrô liberou os trens para operação comercial, colocando em risco a segurança da população.”.

Leia aqui a reportagem “Denúncia: novos trens apresentam falhas”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *