Em SP violência policial cresce 62% neste ano

05/08/2014

Violência Policial

Em SP violência policial cresce 62% neste ano

Segundo dados do Centro de Inteligência e da Corregedoria, órgão da corporação paulista, a letalidade dos policiais militares de São Paulo cresceu 62% em 2014, em comparação as mortes cometidas por PMs, no horário de trabalho e também na folga, considerando o mesmo período, dos primeiros semestres de 2013 e 2014.

Enquanto entre janeiro e junho de 2013, policiais militares mataram 3 pessoas a cada 2 dias no Estado, neste ano, esse número subiu para 5 mortos a cada 2 dias.
O levantamento aponta que no primeiro semestre deste ano, o número de mortes cometidas por policiais militares em serviço passou de 150 para 317, já os cometidos por policiais militares em folga caiu de 119 para 117.

O pico do período foi em março de 2014, quando foram mortas 63 pessoas por policiais militares, contra 15 em março de 2013, o número mais baixo do semestre.

Em entrevista ao Site Ponte na sexta-feira (1/08), o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella Vieira, atribuiu o aumento da letalidade policial em São Paulo à alta no número de roubos. Para ele, o aumento do número de roubos, um fenômeno nacional, favorece a ocorrência de confrontos entre supostos criminosos e policiais, o que justificaria o crescimento de mortos pela polícia no Estado de São Paulo.

A comparação entre os índices de letalidade dos PMs nos primeiros semestres de 2013 e de 2014 no Estado de São Paulo põe em dúvida a eficácia da resolução nº 5 da Secretaria da Segurança Pública paulista, determinada pelo chefe da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, em janeiro de 2013. De acordo com a recomendação, a polícia não deve mais socorrer feridos nas ruas e deve aguardar atendimento especializado de setores da saúde (Samu ou Corpo de Bombeiros, por exemplo).

Extraoficialmente, a resolução nº 5 é tratada pelas cúpulas das polícias Militar e Civil, e também da Segurança Pública, como uma tentativa de evitar mortes suspeitas cometidas por policiais e também de que as cenas dos supostos tiroteios envolvendo agentes das forças de segurança fossem alteradas pelos envolvidos para dificultar a realização de perícia.

PMs mortos

O índice de mortes de PMs no Estado de São Paulo também subiu neste ano. De janeiro a junho de 2013, foram 33 PMs mortos (no trabalho e na folga). Neste ano, já são 44 mortos. O aumento da letalidade contra os PMs foi de 33% na comparação entre os dois primeiros semestres.

Enquanto no primeiro semestre de 2013, São Paulo teve 1 PM morto a cada 5 dias, em 2014, esse número está em 1 PM morto a cada 4 dias. (rm)

(com informações do Site Ponte.Org)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *