Encontro debate alternativas de comunicação em gestões petistas

21/06/2007 19:00:00

A Secretaria Estadual de Comunicação realizou na sexta-feira (22/6) o I Encontro de Comunicação de Prefeituras Petistas de São Paulo. Durante o Encontro, que aconteceu na sede do PT Estadual em São Paulo, o Secretário Estadual de Comunicação, Carlinhos Almeida, defendeu que o partido deve discutir e viabilizar a implementação de instrumentos de comunicação nas administrações petistas, como forma de romper as barreiras dos veículos de comunicação hegemônicos. “É necessário que as prefeituras, mesmo com baixos recursos, encontrem formas eficazes de se comunicar”, afirma.

Para o presidente do PT paulista, Paulo Frateschi, a busca pelo fluxo ideal de informação é uma das maiores demandas internas do partido e da militância. “Informação faz parte da guerra política”, afirma.

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos, Justino Pereira, um dos organizadores do evento, defende que o PT precisa discutir com urgência as relações entre as comunicações das prefeituras e a mídia de massa, já que “a imprensa faz política e influencia a política”.

Na parte da manhã o Encontro discutiu a Web 2.0 e as alternativas usadas nas pequenas cidades com administração petista, onde as opções de mídia são mais limitadas. À tarde o debate do modelo público de televisão, apresentando o projeto de TV do Governo Federal e trazendo experiências de TVs públicas municipais, como é o caso da TV Educativa de São Carlos.

O Encontro reúniu comunicadores, além de prefeituras dirigidas pelo PT, comunicadores de Diretórios Municipais, Zonais e interessados pelo assunto. Ao todo cerca de 150 pessoas participaram do encontro. Das 54 prefeituras sob administração petista no Estado de São Paulo, cerca de 30 estiveram presentes.

A Secretaria de Comunicação deve realizar encontros como este periodicamente. O próximo deve acontecer daqui a três meses.

Confira os temas debatidos e os debatedores:

A Internet 2.0 e as novas oportunidades de comunicação para as Prefeituras
Dr. Sérgio Amadeu, professor da Faculdade Cásper Líbero, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, da Presidência da República, e ex-coordenador do Governo Eletrônico do governo Marta na prefeitura de São Paulo
André Mermelstein, editor da revista Tela Viva e diretor da Converge
Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência

Experiências de comunicação em prefeituras de pequeno porte
Cristina Santos e Maria Regina Teixeira – Coordenadora e assessora de comunicação de Embu das Artes, respectivamente
Sérgio Parada, Secretário de Comunicação de Botucatu
Luci Kadow e Mariana Garbin Chefe de Divisão de Comunicação e jornalista da Prefeitura de Cosmópolis, respectivamente

A proposta de TV Pública do Governo Federal
Laurindo Leal, pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP
A TV Pública e as Prefeituras: oportunidades e desafios
Yolanda Costa, implantadora da TV Educativa de São Carlos
Alberto Luchetti, diretor-geral da All TV, canal de TV por cabo e internet e produtora das TVs da Câmara Municipal de SP e da Assembléia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *