A Secretaria Estadual de Comunicação realizou na sexta-feira (22/6) o I Encontro de Comunicação de Prefeituras Petistas de São Paulo. Durante o Encontro, que aconteceu na sede do PT Estadual em São Paulo, o Secretário Estadual de Comunicação, Carlinhos Almeida, defendeu que o partido deve discutir e viabilizar a implementação de instrumentos de comunicação nas administrações petistas, como forma de romper as barreiras dos veículos de comunicação hegemônicos. É necessário que as prefeituras, mesmo com baixos recursos, encontrem formas eficazes de se comunicar, afirma.
Para o presidente do PT paulista, Paulo Frateschi, a busca pelo fluxo ideal de informação é uma das maiores demandas internas do partido e da militância. Informação faz parte da guerra política, afirma.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos, Justino Pereira, um dos organizadores do evento, defende que o PT precisa discutir com urgência as relações entre as comunicações das prefeituras e a mídia de massa, já que a imprensa faz política e influencia a política.
Na parte da manhã o Encontro discutiu a Web 2.0 e as alternativas usadas nas pequenas cidades com administração petista, onde as opções de mídia são mais limitadas. À tarde o debate do modelo público de televisão, apresentando o projeto de TV do Governo Federal e trazendo experiências de TVs públicas municipais, como é o caso da TV Educativa de São Carlos.
O Encontro reúniu comunicadores, além de prefeituras dirigidas pelo PT, comunicadores de Diretórios Municipais, Zonais e interessados pelo assunto. Ao todo cerca de 150 pessoas participaram do encontro. Das 54 prefeituras sob administração petista no Estado de São Paulo, cerca de 30 estiveram presentes.
A Secretaria de Comunicação deve realizar encontros como este periodicamente. O próximo deve acontecer daqui a três meses.
Confira os temas debatidos e os debatedores:
A Internet 2.0 e as novas oportunidades de comunicação para as Prefeituras
Dr. Sérgio Amadeu, professor da Faculdade Cásper Líbero, ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, da Presidência da República, e ex-coordenador do Governo Eletrônico do governo Marta na prefeitura de São Paulo
André Mermelstein, editor da revista Tela Viva e diretor da Converge
Marcelo Coutinho, diretor-executivo do Ibope Inteligência
Experiências de comunicação em prefeituras de pequeno porte
Cristina Santos e Maria Regina Teixeira – Coordenadora e assessora de comunicação de Embu das Artes, respectivamente
Sérgio Parada, Secretário de Comunicação de Botucatu
Luci Kadow e Mariana Garbin Chefe de Divisão de Comunicação e jornalista da Prefeitura de Cosmópolis, respectivamente
A proposta de TV Pública do Governo Federal
Laurindo Leal, pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP
A TV Pública e as Prefeituras: oportunidades e desafios
Yolanda Costa, implantadora da TV Educativa de São Carlos
Alberto Luchetti, diretor-geral da All TV, canal de TV por cabo e internet e produtora das TVs da Câmara Municipal de SP e da Assembléia Legislativa.