Encontro do Interior do PT reúne 5 mil participantes em evento de abertura

10/08/2013

Em Bauru

Crédito:

. Na sexta-feira (9/8), cinco mil pessoas participaram do evento que contou com a presença do ex-presidente Lula, que afimou que “nós do PT não temos medo de conversar com o povo na rua, nós temos medo de quem nega a política”.

. O líder da Bancada, Luiz Claudio Marcolino, explicou as ações que os deputados estaduais estão encaminhando no caso das denúncias do propinoduto tucano e conclamou a todos para defenderem o pedido de CPI já!

. A Bancada petista esteve represetanda no evento pelos deputados: Alencar Santana Braga, Ana Perugini, Antonio Mentor, Beth Sahão, Carlos Neder, Edinho Silva, Enio Tatto, Gerson Bittencourt, Geraldo Cruz, Hamilton Pereira, Isac Reis, João Paulo Rillo, José Zico Prado, Luiz Claudio Marcolino, Marco Aurélio, Marcos Martins, Professor Tito , Rui Falcão e Telma de Souza.

Todos os lugares lotados. Do alto, se via um mar vermelho. No estacionamento, ônibus e carros vindos das mais diversas cidades do estado de São Paulo. As horas passadas na estrada não pareciam ter cansado os mais de cinco mil petistas que lotaram o Haras Canarim, em Bauru, na noite de sexta-feira (9/8). O motivo: a abertura do Grande Encontro do Interior com a presença do ex-presidente Lula, dos ministros Alexandre Padilha e Gilberto Carvalho, senador Eduardo Suplicy, deputados, prefeitos e vices.

O assunto principal foi a conjuntura política vivida pelo Brasil. Lula fez questão de destacar a atuação da imprensa na construção de um senso comum, com um discurso de direita e parcial. “É impensável que esta imprensa, que viu uma inflação de 80%, ache absurdo termos 6%”, ressaltou. “Este País nunca mais vai ter inflação enquanto o PT governar”.

O ex-presidente ainda lembrou o que os dez anos de governo democrático e popular fizeram pelo Brasil. “Somente um maluco iria acreditar que depois de dez anos garantindo aumento real de salário e do mínimo para todos os trabalhadores, depois de dez anos melhorando a vida do servidor público brasileiro, depois de fazer o pobre subir um degrau na escala de ascensão social a gente permitiria que o povo retrocedesse outra vez por conta da inflação. Seria impensável que a presidenta Dilma iria permitir”, completou.

Direção estadual e nacional

A prefeita Mara Melo, de Araçoiaba da Serra, e o secretário de Comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz da Silva, conduziram o evento. Edinho Silva, deputado estadual e presidente do PT Paulista, recepcionou os presentes e ressaltou a importância de fortalecer o Partido no Interior de São Paulo. “Nosso Partido vive duas realidades distintas, uma na região metropolitana e outra no interior do estado”.

Edinho também afirmou que o PT está em seu melhor momento em contrapartida à má gestão encontrada no governo estadual: “Se queremos tornar o Partido uma alternativa para São Paulo, temos que fazer isso que estamos fazendo hoje. Visitamos todo o estado, vimos o desmanche da Saúde, a ausência de um projeto de desenvolvimento econômico. Não suportamos mais a política de pedagiamento que impede a vinda de investimentos para o interior”.

Presidente nacional do PT, Rui Falcão, parabenizou a organização do evento. “Este Encontro do Interior nada fica a dever para todos os encontros nacionais que fizemos Brasil afora. Isso se deve ao trabalho presente do companheiro Edinho Silva e toda sua equipe. Se vejo tantos debates que nasceram desta caravana é porque todos nós sentimos que agora chegou a nossa vez”. Para ele, a forte participação neste evento é a prova de que a militância do PT não está pessimista e, mais do que nunca, acredita no projeto do Partido.

Ainda sobre a inflação, Rui Falcão destacou que a mídia tentou pintar um quadro que não existe. “A tal inflação sem controle é a menor dos últimos três anos”, aponta. “Não há razão para estarmos pessimistas. Nossa tarefa é dar continuidade ao nosso projeto de PT no governo do estado. Para chegar lá, a oposição vai continuar operando contra nós. É preciso que nossa militância esteja bem municiada de argumentos. Precisamos ativar o diálogo com os movimentos sociais”, conclui.

Ministros

“Vocês não sabem como é bom chegar aqui e encontrar esta companheirada toda animada. Quero cumprimentar a direção estadual e parabenizar por esse encontro e por essa trajetória. Assim é que se vê a força do PT”, disse o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Em sua fala, ressaltou que a Saúde é, de longe, o maior problema da população brasileira. “O ministro Padilha vai precisar muito de nós na defesa do programa Mais Médicos. Agora, mais do que nunca, devemos lutar pelo nosso Partido. Esta vitória será fundamental para a consolidação do nosso projeto”.

Padilha, por sua vez, foi recebido com muito entusiasmo pelos militantes do Partido. Ele destacou que sua tarefa, agora, é trabalhar junto à presidenta Dilma. O ministro ainda lembrou como o interior de São Paulo se desenvolveu desde a organização do primeiro encontro, quando ele ainda participava do coletivo de juventude. “Eu era secretário de Juventude do PT e, naquele momento, a direção estadual tomou uma decisão de levar o PT pro Interior para entendermos cada vez mais sua força”, recorda.

“Estou dizendo isso porque, o apoio do governo federal ajudou a mudar o interior do estado de São Paulo. E é com o PT, com a sociedade, que vamos continuar no esforço de fazer o interior mais rico, mais justo e mais inclusivo para nossa população”, avalia o ministro. Padilha ainda revelou que leu todos os diagnósticos realizados nas Caravanas do PT-SP para poder atuar com mais propriedade em cada região.

Participação

Além da militância e dos deputados estaduais, os coordenadores e delegados das 16 macrorregiões do interior também estavam presentes no evento. Para a vice-prefeita anfitriã, Estela Almagro, “é um imenso prazer receber a delegação do interior”.

Os deputados federais Carlos Zarattini, Devanir Ribeiro, Paulo Teixeira, Francisco Chagas, Iara Bernardi, Janete Pietá, José Mentor, Newton Lima, Vanderlei Siraque e Vicente Cândido também marcaram presença.

*com informações do site Linha Direta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.