Escola de tempo integral de Alckmin é reprovada por 80% da comunidade escolar

07/03/2018

Crédito:

Pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e o Instituto Locomotiva ouviu 663 pais e mães, 667 alunos e 340 professores para avaliar as escolas de tempo integral da rede estadual de ensino em São Paulo, instituída pelo governador Geraldo Alckmin. O programa foi reprovado por mais de 80% dos alunos, pais e professores ouvidos na pesquisa de opinião.

Relançado com o nome de Programa Vence, o ensino de tempo integral consiste em oferecer aulas do ensino médio num período e curso técnico no outro.
No período da disputa eleitoral de 2014, o governador Geraldo Alckmin prometeu a ampliação da rede da Escola de Tempo Integral, passando de 623 unidades para 1000 escolas, até 2018.

Esta ampliação foi imposta pelo governo, sem diálogo com as comunidades locais e escolares. Em meados de agosto de 2017, professores e alunos denunciaram que o governador estava levando a cabo a reorganização das escolas, que sofreu muitos protestos e resistência em 2016, ao enxugar turmas, extinguir turnos, demitir docentes e expulsar alunos em escolas de todo o Estado.

Agora, a pesquisa dá mais elementos para a denúncia e mostra que este modelo de ensino tem o perfil excludente e antidemocrático, ao praticamente expulsar alunos de baixa renda que não podem ficar o dia todo na escola porque precisam trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *