A Frente Parlamentar Contra a Exploração Sexual Infanto-juvenil no Estado de São Paulo realizará, em 10/10, o Encontro Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual. A programação prevê duas mesas de debate com o objetivo de estabelecer um diagnóstico e apontar medidas de prevenção e combate a esses tipos de crimes.
A Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal, em parceria com a Unesco e Universidade de Brasília, divulgou recentemente um estudo apontando 937 municípios brasileiros onde foi constatada a existência de uma rede de exploração sexual, sendo que 93 deles ficam no Estado de São Paulo.
Na primeira mesa do Encontro, a professora Renata Libório (Violes – UNB/Unesp), Dalka Chaves de Almeida Ferrari (Centro de Referência às Vítimas de Violência) e Neide Vianna Castanha (Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes), traçarão um panorama da exploração no Estado. Marcelo Newmann, do Pacto São Paulo será o debatedor.
A partir das 14 horas a segunda mesa fará uma análise do diagnóstico e apontará possíveis ações contra o crime. Nazira Brudnewski (Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto – Juvenil), Pedro Pontual (Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República) e a promotora de justiça Martha de Toledo Machado serão os expositores. Os debatedores serão João Carlos da Franca (projeto Câmara – São Vicente) e Ariel de Castro Alves (Comissão de Direitos Humanos da OAB).
Beth Sahão é coordenadora da Frente Parlamentar, instituída pela Assembléia Legislativa no início deste ano. Mais de duas dezenas de parlamentares aderiram à Frente. “A exploração sexual destrói a infância de milhares de crianças em nosso Estado. Causa preocupação constatarmos que em um Estado como São Paulo, tão rico e desenvolvido, nos deparamos ainda com crimes desta natureza”, afirma.
Veja em “Agenda da Bancada” a programação completa.