Especialistas discutem produção agrícola limpa

20/02/2013

Frente Parlamentar

Visando o fomento à agricultura orgânica e à agroecologia, o grupo que organiza a Frente Parlamentar, que será coordenada pela deputada Ana do Carmo, promoveu encontro, nesta terça-feira (19/2), que reuniu representantes da secretaria estadual e do Ministério da Agricultura, órgãos profissionais e técnicos, além de interessados em desenvolver o segmento da chamada produção agrícola limpa.

Segundo a deputada, atualmente pequenos agricultores desempenham a tarefa de cultivar a agricultura orgânica, mas não contam com nenhum incentivo que venha a baratear os custos dessa produção. Eventuais incentivos governamentais poderiam estruturar um processo de barateamento desses produtos, o que, por sua vez, impulsionaria o aumento da produção e a prática de preços cada vez mais baixos.

Na oportunidade houve a discussão de ideias, propostas e projetos para o desenvolvimento dessa modalidade de agricultura.

Para que o movimento se consolide, os participantes do encontro argumentaram sobre a necessidade das mobilizações social e técnica, direcionadas para a criação de políticas pela valorização da cultura de alimentos orgânicos. Nessa direção foram discutidos cronograma e plano de trabalho.

Lançamento da Frente

O foco da atividade da Frente é discutir as vantagens e benefícios que a ingestão dessa produção agrícola limpa ou sem agrotóxico traz para a saúde humana. Ainda na opinião de Ana do Carmo, “é uma luta fazer com que as pessoas e autoridades entendam que o governo estadual, o ministério e as prefeituras precisam investir na atividade para que a população possa ter em sua mesa alimentos mais baratos”.

No dia 26 de março, na Assembleia Legislativa, deputados e entidades ligadas ao tema darão o pontapé inicial da frente.

A data será marcada pelo ato “Ocupação Agroecologia”. Ao longo do dia, serão apresentados todos os movimentos e grupos ligados aos orgânicos em São Paulo. “Vai ser um grande painel demonstrativo do potencial desse setor em São Paulo, com a presença de professores, ONGs, sindicatos e entes que trabalham com a agricultura orgânica. Todos vão apresentar e debater essa temática”, afirmou Gustavo Cherubini, coordenador de Meio Ambiente do mandato da deputada Ana do Carmo e articulador da frente.

*com informações da Agência Alesp e Ass. Imprensa – dep. Ana do Carmio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *