Esporte como inclusão social nas administrações municipais

16/04/2008 16:27:00

Esporte e Lazer

Crédito:

 

Com o apoio da Liderança do PT, teve início nesta quarta-feira (16/4), na Assembléia Legislativa, o seminário Programa de Esporte e Lazer para as Prefeituras Municipais, com o objetivo de apresentar ações políticas, científicas e culturais para elaboração de políticas públicas municipais nas áreas de esporte e lazer.

Na abertura, o líder da Bancada petista, Roberto Felício, abordou a importância do encontro para a troca de experiências entre teóricos e gestores do esporte nas administrações municipais. “A perspectiva está na elaboração de políticas públicas que sejam instrumentos para que o esporte esteja presente 365 dias na vida dos cidadãos. As administrações municipais precisam deixar de ver esporte apenas como eventos e competição”, salientou Felício.

Ao lado dos professores da Escola de Educação Física da USP, Antonio Carlos Simões e Ana Lúcia Padrão dos Santos, os deputados petistas Enio Tatto e Vicente Cândido, também participaram da abertura e falaram da importância do esporte como meio de inclusão social para todos, desde crianças, jovens, pessoas com deficiência e terceira idade.

Entre os palestrantes do dia 17 (quinta-feira) estão o prefeito e presidente do diretório estadual do PT, Edinho da Silva, que abordará a experiência de Araraquara; e o professor José Alberto A. Cortez, com o tema participação e competição. No dia 18 (sexta-feira), destacam-se as palestras da professora Flávia Cunha Bastos sobre gestão democrática e política municipal de esporte; e a do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Pólo Del Neto, comentando o futebol amador e os municípios.

Confira o tema das palestras:

17 de abril

9h – As ligas municipais de esporte

10h – O esporte e lazer como política pública: a experiência de Araraquara

11h – O esporte e a participação dos portadores de deficiência

14h – As modalidades esportivas coletivas: participação e competição

15h30 – A inclusão social entre os objetivos da prática esportiva

16h30 – O esporte educacional

18 de abril

9h – O lazer nos municípios

10h – Os meios de comunicação e a democratização da prática esportiva

11h – Gestão democrática e política municipal de esporte

14h – Programas esportivos para a terceira idade

15h30 – Gestão esportiva

16h30 – A Federação Paulista de Futebol, os municípios e o futebol amador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.