Saúde
Os deputados estaduais Marcos Martins e Vanderlei Siraque aprovaram o pedido de audiência pública para debater a falta de medicamentos no Estado de São Paulo
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou, em 9/3, pedido feito pelos deputados Marcos Martins e Vanderlei Siraque solicitando a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir a falta de medicamentos, que tem afetado pacientes de todo o estado.
A Audiência Pública acontecerá no dia 6 de abril, no auditório José Bonifácio, na Assembleia Legislativa e terá como convidados:
* Defensoria Pública do Estado de São Paulo
* Secretário de Saúde – Luiz Roberto Barradas Barata
* Tribunal de Justiça de São Paulo
* Conselho de Secretários Municipais de Saúde
* Associação de Diabéticos do ABC
* Associação VIDO (Viver Intensamente Doando Órgãos)
* Conselho Estadual de Saúde
* Ministério Público
Medicamentos de alto custo
Recentemente, o deputado Marcos Martins foi à Defensoria Pública de Osasco cobrar solução pela falta de medicamentos de alto custo, seguindo as reclamações de pacientes e associações. Estes medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Estado. Ações judiciais e medidas administrativas junto à secretaria de Saúde é que levaram o deputado a procurar pela Defensoria Pública, que confirmou mais de 200 processos com este teor.
As associações e pacientes denunciam que desde novembro do ano passado, alguns remédios pararam de ser fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado, entre eles o Hemax, vital para crônicos renais.
O deputado Marcos Martins também deverá cobrar do secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a normalização no fornecimento dos remédios.