Frente em Defesa da Qualificação Profissional será lançada nesta segunda

23/09/2011

26 de setembro

Com o tema diagnóstico da qualificação profissional no Estado, será lançada nesta segunda-feira (26/9), às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar em Defesa da Qualificação Profissional. Os parlamentares do PT, Ana do Carmo, Carlos Grana e Luiz Claudio Marcolino coordenam a Frente.

A frente tem como objetivo promover debates e audiências públicas junto a representantes dos governos (estadual, municipal e federal), entidades educacionais e empresariais e sindicatos de trabalhadores para “discutir políticas públicas e estratégias para enfrentar o problema da falta de mão de obra qualificada no Estado de São Paulo”.

Para a deputada Ana do Carmo, “O Estado de São Paulo é líder na produção nacional e precisa também encabeçar esse processo de qualificação do trabalhador. Precisamos de união entre todos os envolvidos para garantir que as vagas criadas no Estado de São Paulo sejam preenchidas por trabalhadores preparados para atender as empresas que aqui se instalam”, destaca Ana do Carmo ao afirmar que qualificação profissional precisa ser vista como estratégia para o desenvolvimento social e econômico.

Luiz Claudio Marcolino destaca a estagnação econômica e a hiperinflação dos anos 1980 e 1990 como responsáveis pela não qualificação de mão de obra no país, sobretudo em São Paulo, quando muitos foram para informalidade. “Período em que na educação básica foi reduzida ainda mais a eficácia dos programas de formação e qualificação profissional, penalizando sobretudo os jovens com idade para ingressar no mercado de trabalho”, disse o deputado, para quem os reflexos disso estão sendo sentidos agora, num momento em que o País apresenta alto índice de crescimento. “Falta-nos mão de obra qualificada”, lamenta. A discussão do tema, que tem o apoio da liderança do PT, visa à criação de um Plano Estadual de Qaulificação Profissional.

Foram convidados para o lançamento, representantes dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Estado da Educação, de sindicatos e de entidades estudantis, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *