Frente quer Plano Estadual e Conselho atuante

21/03/2012

Juventude

Crédito: PT Alesp

Frente de juventude quer Plano Estadual e Conselho atuante e plural

Com o objetivo de ser um espaço para discutir as políticas públicas para a juventude, dialogando com diferentes setores e entidades ligadas ao tema, foi lançada a Frente Parlamentar de Juventude, coordenada pelo deputado Alencar Santana, nesta quarta-feira (21/3), na Assembleia Legislativa paulista.

“Precisamos ter um Conselho Estadual de Juventude atuante, plural, enfim que de fato funcione e lutar para que o Estado tenha o seu Plano Estadual contendo políticas públicas efetivas”, ressaltou Alencar Santana.

Jovens de entidades estudantis, culturais, partidárias e de movimentos sociais discursaram, ao lado, dos deputados que compõem a Frente, reforçando a necessidade do governo estadual compor um Plano de Juventude que resulte do debate com a sociedade e que reflita os anseios da juventude no Estado.

O deputado Marcos Martins defendeu a necessidade do respeito aos direitos dos jovens que buscam por oportunidades, lazer, esportes, trabalho, mobilidade, entre outros, e espaços para exercer a cidadania, como em conselhos.

O enfrentamento à violência e mortalidade dos jovens, que cresce de forma alarmante, também foi lembrada pelo deputado Donisete Braga. “É preciso fazer este debate, propor e agir no sentido de reduzir este problema”, disse.

Pedro Prata, representante da Secretaria Nacional de Juventude do governo Federal, explicou que após a aprovação do Estatuto da Juventude, pela Câmara dos Deputados, no final do ano passado, o trabalho agora é pela sua regulamentação. “O Brasil já avançou muito e tem que avançar mais. Agora é preciso pensar o Brasil de um modo diferente, com direito ao desenvolvimento sustentável, à experimentação e à participação”, explicou Prata.

O lançamento da Frente Parlamentar de Juventude contou com a presença dos deputados do PT: Alencar Santana, Donisete Braga, Gerson Bittencourt, João Paulo Rillo, Marco Aurélio, Marcos Martins e Telma de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *