Agricultura

A Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia, que tem como uma de suas coordenadoras a deputado Ana do Carmo, realizou o 1° Encontro de Prefeitos com a Agricultura Orgânica do Estado de São Paulo, na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22/5). Mais de 100 agentes públicos, entrre prefeitos, vereadores e secretários municipais participaram do encontro.
Receber cada um dos prefeitos e vereadores é fundamental para se iniciar a construção de uma política forte em torno da alimentação sem agrotóxicos. Nosso objetivo com a frente sempre foi dar incentivo aos produtores de orgânicos e também queremos estreitar os laços com as prefeituras para deixarmos cada vez mais acessível o alimento orgânico, disse a deputada Ana do Carmo.
Ana do Carmo discorreu a respeito dos benefícios para a saúde que os produtos orgânicos podem trazer e ainda afirmou: “o Estado de São Paulo virou um Estado onde só se planta cana-de-açúcar.” Ela também apoia projeto de lei que obriga a utilização de 30% de agricultura orgânica na merenda escolar.
A deputada informou também que esteve presente participando de uma reunião da frente parlamentar da doutora Ana Primavesi em Brasília, com oito ministros para debaterem a agricultura natural. Um dos temas debatidos durante a reunião, segundo a parlamentar, foi a necessidade do incentivo do governo federal à compra de produtos orgânicos. “Sabemos da dificuldade dos agricultores para exporem os seus produtos no mercado”, disse.
O encontro apresentou palestra do médico professor doutor Paulo Hilário Nascimento Saldiva, especialista em saúde ambiental e ecologia aplicada; palestra sobre Produção Orgânica, proferida pelo coordenador da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo, engenheiro agrônomo Marcelo Silvestre Laurino; palestra sobre Gestão Sustentável, proferida pelo gerente de operações da Companhia Nacional de Abstecimento e gestor do Programa de Aquisição de Alimentos, Nivaldo Maia. Ao final foram discutidas experiências municipais em compras públicas sustentáveis.