Frente vai defender e debater a ampliação do ensino técnico no Estado

19/02/2008 18:00:00

Educação

 

A Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Técnicas e Faculdades Tecnológicas será lançada no próximo dia 20 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Suprapartidária, a Frente visa colocar em discussão a Educação Profissional e Tecnológica Pública no Estado e debater com a sociedade as prioridades que o Estado deve ter para a oferta deste tipo de ensino.

“A criação da Frente é a nossa contribuição na defesa de um sistema público de ensino e seu constante aprimoramento. O Orçamento do Estado para 2008 traz uma redução de R$ 7,5 milhões para o ensino técnico. Com a ampliação das unidades e a criação de novas escolas essa redução pode significar o comprometimento da qualidade de ensino atual das escolas técnicas”, enfatiza o deputado Simão Pedro, que teve a iniciativa de formar a Frente.

Totalizam hoje no Estado de São Paulo 33 FATECs (Faculdade de Tecnologia) e 138 ETEs (Escola Técnica Estadual) e os pedidos de novas unidades continuam. A demanda e o resultado das avaliações de desempenho vêm demonstrando que: primeiro, a qualidade ainda permanece nas Escolas Técnicas; segundo, o ensino profissionalizante têm sido uma opção (ainda que com vagas reduzidas) para o Ensino Médio que acaba não formando, do ponto de vista geral, e não preparando para o vestibular. E terceiro, acaba atendendo setores econômicos que necessitam de trabalhadores com habilitação qualificada.

Todos os deputados petistas assinaram a adesão a Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Técnicas e Faculdades Tecnológicas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *