Funcionários da limpeza são homenageados na Assembleia

04/11/2014

Trabalhadores

Crédito: Agência Alesp

Funcionários da limpeza são homenageados na Assembleia Legislativa

O deputado Adriano Diogo protagonizou, nesta terça-feira (4/11), homenagem aos os funcionários que trabalham na limpeza do prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Com a presença do líder da Bancada do PT, João Paulo Rillo, e da vereadora da capital, Juliana Cardoso, a solenidade ressaltou as dificuldades enfrentadas diariamente por esses trabalhadores, a maioria formada por mulheres, que reside longe do local de trabalho e concilia essa rotina à de esposa e mãe.

Adriano Diogo explica como encontrou motivação para essa homenagem. “Essas pessoas convivem conosco durante muito tempo e nem sempre recebem o devido valor. Eles nos ajudam tanto e sabemos tão pouco sobre eles, não sabemos de onde são, onde moram ou quantos filhos têm. São tidos, muitas vezes, como invisíveis, anônimos”, declarou Diogo, que defende direitos iguais para esses trabalhadores.

O parlamentar destacou, também, o fato de a maioria dos 140 funcionários ser de origem nordestina. Ele disse que o ato serve também para combater a xenofobia sofrida pelos nordestinos após o resultado das últimas eleições, quando parte da população passou a ofender o povo nordestino, principalmente pelas redes sociais, em razão de sua preferência política.

Solange Heleno Marcelino, 46 anos, casada, mãe de dois filhos, acorda às 4h todos os dias para se deslocar da comunidade do Heliópolis até o Ibirapuera. Ela é um exemplo que retrata o cotidiano da maioria desses funcionários. “Trabalho aqui há dezessete anos; quando comecei, meu filho caçula, o Igor, tinha apenas dois anos, hoje ele tem dezenove “, declarou Solange, emocionada, frisando que é a primeira vez que recebe alguma homenagem pelos serviços prestados.

Os trabalhadores participaram ativamente da solenidade. Receberam diplomas, assistiram a apresentações musicais, receberam lanche e tiveram representação na mesa dos trabalhos. Durante a solenidade, eles também puderam se ver na exposição de um vídeo que foi gravado com depoimentos pessoais deles, onde puderam fazer agradecimentos e citar alguma experiência de vida.

O contrato com a empresa que eles têm vínculo empregatício se encerra neste mês de novembro. Caso os trabalhadores queiram, há possibilidade de serem recontratados pela empresa que vier a substituir a empresa que ora se desliga.

*com informações da Agência Alesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *