Governador quer transformar parque em centro de exposições

07/11/2012

Fontes do Ipiranga

Governador quer transformar parte de Mata Atlântica em centro de exposições

O projeto de lei encaminhado pelo governador à Assembleia Legislativa, a toque de caixa, que pretende licitar e conceder para a iniciativa privada uma importante área pertencente ao Parque Estadual Fontes do Ipiranga, na Capital, será debatido em audiência pública no dia 28 de novembro, às 14 horas, na Assembleia Legislativa. A convocação é uma ação conjunta das comissões de Meio Ambiente, Infraestrutura e Assuntos Econômicos.

O projeto do governador Alckmin prevê a implantação de mega centro de exposições, como hotel, recinto de exposições, arena para shows, entre outros equipamentos.

O Parque Estadual Fontes do Ipiranga é maior reserva de Mata Atlântica em área urbana no Estado, onde hoje funciona a Secretaria da Agricultura, Instituto Geológico, feira livre, creche, isso sem contar a área de preservação.

Em 17 de outubro último, o governador encaminhou o projeto de lei 604/2012, em regime de urgência, com a certeza da rápida aprovação e o desrespeito ao papel fiscalizador do Legislativo. No entanto, não contava com a mobilização dos servidores da Secretaria da Agricultura e órgãos afins, de Associação de Moradores e com a movimentação da Bancada do PT, que inclusive apresentou emendas ao projeto.

O deputado José Zico Prado defende a audiência pública para que o governo paulista explique esta concessão e ouça a contra-argumentação de funcionários e população afetada. “Toda a população paulista que tem direito de se pronunciar sobre a concessão de mais uma área pública para a iniciativa privada”, afirma o deputado ao defender a realização da audiência.

PT propõe rejeição do projeto

O projeto que tramita na Comissão de Infraestrutura tem como relator o deputado Geraldo Cruz, que apresentou relatório contrário à propositura. No entanto, nesta quarta-feira (7/12), os deputados da base governista deixaram a reunião da comissão antes do projeto ser votado, esvaziando o quórum para votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.