Governo Federal participará da gestão da Santa Casa de São Paulo

26/02/2015

Omissão tucana

Governo Federal participará da gestão da Santa Casa de São Paulo
Integrado pelo Ministério da Saúde e as secretarias estadual e municipal de saúde, o Comitê de gestão vai atuar nos próximos seis meses e acompanhar a administração da Santa Casa de São Paulo.
A medida faz parte do plano de reestruturação apresentado ao provedor interino Ruy Martins Altenfelder, pelo promotor Arthur Pinto Filho, responsável pelo inquérito que investiga o hospital, que passa por uma crise financeira e é alvo de denúncias de malversação do dinheiro público.

A Santa Casa possui uma dívida avaliada em mais de R$ 773 milhões, chegou a fechar o seu pronto-socorro no ano passado e hoje trabalha muito aquém da sua capacidade.
Um dos pontos acertados ente os entes públicos e a direção da gestão compartilhada é a mudança no estatuto da Santa Casa, pauta que deve compor as próximas reuniões.

Venda de imóveis
Uma das medidas já em andamento é a implantação de um portal da transparência, para que a sociedade possa acompanhar as contas da instituição. Sobre a venda dos imóveis que pertencem a instituição, foi criada uma comissão que vai atualizar os valores venais de cada prédio e fazer levantamento dos que estão total ou parcialmente vazios.

Trabalhadores em prejuízo
Os trabalhadores da Santa Casa estudam a possibilidade de entrarem em greve novamente como forma pressionar e protestar contra a falta de recebimentos dos salários.
Segundo os profissionais eles continuam sem receber o salário de novembro e o 13º. De acordo com o promotor que acompanha os salários também devem ser analisados pelo Comitê gestor; “há casos de salários muito alto sem atribuições claras desses funcionários.” (rm)

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *