Governo Serra aumenta passagens Intermunicipais de ônibus em todo o Estado

20/02/2009 16:49:00

Mais reajuste

 

Assessorias de Transporte e de Imprensa da liderança do PT

Às vésperas do Carnaval, o governo tucano dá mais um presente de grego ao povo paulista ao anunciar reajuste das passagens de ônibus intermunicipais dos trechos gerenciados pela Artesp.  Conforme a Portaria Artesp 1, publicada no Diário Oficial do Estado de 20 de fevereiro, estas passagens ficarão mais caras a partir de 3 de março. O aumento é de 9,13% na categoria suburbano e de 9,07%  na categoria  rodoviário.

No último dia 9 de fevereiro, o governo Serra já havia presenteado os moradores das três regiões metropolitanas com um aumento de tarifa nos transportes públicos. O aumento, que até então era bienal, passou a ser anual. O Metrô e a CPTM subiram de R$ 2,40 para R$ 2,55, um aumento de 6,25%. O transporte de ônibus intermunicipal teve aumento de 7,45% na Região Metropolitana de São Paulo, de 8,60% na Região Metropolitana da Baixada Santista e de 9,18% na Região Metropolitana de Campinas.

Em plena crise financeira internacional, o governador José Serra segue na contramão de encontrar soluções para enfrentá-la, ao aumentar as tarifas de transporte coletivo em todo o Estado de São Paulo. E pior, o aumento foi bem acima da inflação anual de 2008, medida pelo IPCA–IBGE, de 5,9%. 

Essa medida, além de ser inflacionária, terá o efeito de diminuir a renda disponível das famílias, que gastarão mais dos seus salários para se locomover ao trabalho, escola, médico, lazer e demais atividades. Vale ressaltar que o aumento será maior nas áreas de menor renda, já que os ônibus intermunicipais servem aos subúrbios do Estado.

O transporte já é um dos mais caros, pois não há contrapartida do Estado no seu custeio. Mais uma vez, o governo do PSDB aumenta as passagens dos transportes coletivos acima da inflação e piora as condições de vida do povo paulista.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.