Nesta terça
A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa dá sequência à série de audiência públicas que vai discutir com a população o Orçamento do Estado para 2016. Nesta terça-feira (11/8). a audiência acontecerá em Santo André, às 19h, no consórcio Intermunicipal do ABC.
Por iniciativa da Bancada do PT, as discussões acontecem em várias regiões do Estado desde 2005. População e lideranças locais apresentam aos deputados suas reivindicações de obras e serviços que almejam ser incluídas na Lei de Orçamento do Estado.
A Bancada do PT acredita que o exercício de participação popular tem que ser valorizado e estimulado, como forma principal de pressionar o governo tucano para que atenda às demandas da sociedade. No entanto, muitas das prioridades colocadas todos os anos pela população nas audiências promovidas pelos deputados são, sistematicamente, ignoradas pela gestão tucana na formatação final do Orçamento.
Falta transparência no Orçamento
O planejamento do Orçamento paulista, durante os 20 anos dos governos tucanos, só concentra problemas e atrasos. Os principais fatores agravantes são a falta de regionalização efetiva e de transparência dos investimentos públicos, além da ausência de participação popular na elaboração da peça orçamentária.
O líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Geraldo Cruz, acredita que a participação popular nesse processo é fundamental. Temos que unir forças para, quem sabe assim, conseguir que o governo pare de cortar investimentos na Saúde e na Educação, afirmou o deputado.
Pelo PT, fazem parte da Comissão de Finanças os deputados João Paulo Rillo e Teonílio Barba. (FF)