Homenagem a jornalistas pela defesa dos direitos humanos

28/06/2012

Prêmio Beth Lobo

Prêmio homenageia jornalistas que lutam pela defesa dos direitos humanos

Nesta quinta-feira (28/6), foi entregue o Prêmio Beth Lobo de Direitos Humanos das Mulheres, que homenageou à ex-militante do PCdoB, Maria Lúcia Petit, morta no Araguaia em 1972.
O deputado Adriano Diogo, autor da proposta do prêmio, explicou que o objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas, entidades e movimentos sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos das mulheres e enfrentamento a violência contra as mulheres. O prêmio, que está em sua prêmio edição, será outorgado anualmente a pessoa, entidade ou movimento social que se destacar por sua atuação em defesa dos direitos humanos das mulheres e enfrentamento à violência contra as mulheres.

Analu Faria, Marcha Mundial das Mulheres, falou da importância de Beth Lobo na luta pelos direitos das mulheres e que, mesmo 21 anos após sua morte, seus pensamentos continuam atuais. “Beth construiu sua vida e sua militância com coerência”, explicou Analu.

Na cerimônia de premiação, o prêmio que homenageia Maria Lúcia Petit, por toda sua luta e dedicação aos direitos das mulheres foi entregue a sua irmã Laura Petit, que também tem outros dois irmãos, Jaime e Lúcio, também desaparecidos políticos.

“A falta que eles fazem não é só nas nossas vidas, na nossa família, mas também ao país, por eles tinham um projeto para este país e com suas vidas interrompidas deixaram de dar uma contribuição valiosa”, disse Laura. Ela enfatizou, também, que “a sociedade quer saber a verdade, os parentes precisam receber os corpos para um sepultamento digno e os responsáveis (os executores) têm que ser julgados por seus atos”.

Várias amigas de Maria Lúcia Petit, entre elas Crimeia e Amelinha, ex-integrantes da guerrilha do Araguaia e da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, estiveram presentes na homenagem.

Cinco jornalistas homenageadas

Também a primeira edição do Prêmio Beth Lobo, homenageou cinco jornalistas que cobriram, em janeiro último, a bárbara ação de despejo do Pinheirinho, em São José dos Campos. São elas: Conceição Lemes (site Viomundo); Lúcia Rodrigues (Rede Brasil Atual); Fernanda Soares (Sindicato dos Jornalistas de São José dos Campos); Laura Capriglione e Marlene Bérgamo (Folha de S. Paulo).

Conceição Lemes destacou que o Pinheirinho foi criminalizado pela grande mídia e “o nosso trabalho é dar voz aos cidadãos, principalmente os menos desfavorecidos”.

Estiveram também presentes na cerimônia os deputados do PT, Geraldo Cruz, Antonio Mentor e Marcos Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *