Nota de falecimento

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lamenta profundamente a morte do deputado federal Adão Pretto, do PT do Rio Grande do Sul, ocorrida nesta quinta-feira (5/2),
Manifestamos, aqui, nossos pêsames a todos os familiares e amigos de Adão Pretto.
De origem humilde, Adão era agricultor e poeta; e dedicou toda a sua vida à luta social pelo direito à terra.
Iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base e na Comissão Pastoral da Terra. Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e foi fundador da Central Única dos Trabalhadores no município de Celeiro e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Sul.
O petista, atualmente, exercia seu quinto mandato consecutivo como deputado federal. Havia sido eleito pela primeira vez para o cargo em 1991.
Ao longo desses últimos 18 anos, Adão Pretto apresentou diversos projetos de lei voltados ao desenvolvimento da agricultura nacional e à defesa dos pequenos agricultores. É de sua autoria o projeto que garante vagas no ensino superior para filhos de agricultores e o que destina verbas para o Fundo Nacional de Habitação por Interesse Social. O deputado do PT, também, apresentou uma proposta de emenda à Constituição que determina a desapropriação para a reforma agrária de áreas usadas para a plantação de produtos transgênicos.
Reiteramos nossos pesares pela perda de um companheiro sensível às necessidades de sua gente, que sempre esteve presente com sua gaita nos encontros, lutas e mobilizações dos trabalhadores do campo.
Deputado Roberto Felício
Líder da Bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo