Ibama: 20 anos de história

21/05/2009 15:13:00

Sessão solene

 

 

 

Por iniciativa do deputado Donisete Braga, a Assembleia Legislativa de São Paulo realiza, na segunda-feira (25/5), sessão solene para homenagear os 20 anos de atividade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, o Ibama.

“O Ibama é um órgão pelo qual a sociedade tem grande respeito. De 1989  para cá o Instituto tem dado uma contribuição efetiva para melhorar o nosso meio ambiente, ajudou a diminuir os índices alarmantes de desmatamento e as emissões dos gases automotivos”, justificou Donisete, que já foi vice-presidente e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia.

Segundo o deputado, o Ibama tem uma folha de serviços prestados ao Brasil: auxiliou espécies ameaçadas de extinção a se recomporem na natureza, instituiu o Documento de Origem Florestal (DOF), que permite maior controle sobre o transporte de madeira legal, ajudou o Brasil a se desenvolver de forma consciente com a emissão de licenças para construção de grandes obras, ajudou a disseminar a temática ambiental para a sociedade, entre muitas outras ações importantes para a manutenção dos recursos naturais, em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade.

História

Havia, no final da década de 80, a percepção de que algo diferente deveria ser feito em relação à questão ambiental. A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, chamou a atenção do mundo para a gravidade da situação na área. Signatário da Declaração de Estocolmo, o Brasil criou, no ano seguinte ao da Conferência, a Secretaria Especial do Meio Ambiente, órgão responsável pelo início da construção de uma política ambiental brasileira.

Como órgãos de fomento, haviam sido instituídos anteriormente a Superintendência da Pesca, em 1962, a Superintendência da Borracha e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, em 1967. Mas, estas medidas ainda não eram suficientes para consolidar a execução de práticas com vistas à disseminação da manutenção dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável.

O ano de 1988 foi catastrófico para o meio ambiente no Brasil. Oíndice de desmatamento ilegal foi recorde. O então presidente José Sarney, ciente da necessidade de uma modificação na estrutura ambiental brasileira, instituiu o Ibama, em 22 de fevereiro de 1989, com a junção dos outros órgãos de fomento criados anteriormente.

O objetivo do órgão federal é executar a política ambiental de forma integrada com foco na gerência dos recursos naturais, assegurando-os para as gerações futuras. Criado há 20 anos, o Ibama é reconhecido como um dos principais pilares brasileiros quando o assunto é meio ambiente, uma vez que as ações do instituto atingem diretamente a todos os brasileiros.

A sessão de aniversário do Ibama, aberta ao público interessado, será realizada a partir das 10 da manhã no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.