Educação & Cidadania
Não faltaram críticas à política educacional paulista no lançamento da mais nova edição da Revista Educação & Cidadania, da Editora Átomo. Resultado de uma parceria entre universidades paulistas e entidades do Magistério, a revista é um manifesto em defesa da educação e dos professores, prejudicados por uma série de medidas do governo estadual.
O lançamento ocorreu no Auditório Franco Montoro nesta terça-feira (03/11), por iniciativa da deputada Maria Lúcia Prandi, presidente da Comissão de Educação.
As políticas para a educação pública, o currículo escolar, o financiamento do ensino, os métodos de avaliação, as condições do trabalho docente e o descaso com o setor no Estado de São Paulo são alguns dos temas da publicação, que é um retrato do comprometimento das entidades sindicais com a qualidade da Educação.
Uma resposta à publicidade oficial na mídia
Os sindicatos e os seus associados têm sido criticados continuamente, desde que a Assembleia Legislativa aprovou durante a madrugada, graças à base de apoio ao governador José Serra, o PLC 29, um projeto que impõe uma nova metodologia de reajuste salarial a mais de 220 mil professores do estado e exclui os aposentados desta política.
Os jornais e revistas, através de seus editoriais e articulistas, apoiaram o projeto do governador e acusaram a categoria de corporativismo, pelos protestos contra o projeto aprovado pelos parlamentares que apoiam Serra.
A Revista Veja, por exemplo, publicou na sua edição de 28 de outubro uma entrevista com o Secretário da Educação Paulo Renato Souza, que acusa o sindicato e os professores pelas mazelas da educação e isenta o governo. A Revista não publicou sequer uma carta contrária às opiniões do secretário e ignorou todas as manifestações diferentes da posição governamental sobre a educação.
O lançamento da Revista é uma resposta à campanha da mídia em defesa de um projeto de lei, criticado por acadêmicos, especialistas e também pelos profissionais da escola pública.
Temos que dar uma virada na política educacional
Os professores doutores José Claudinei Lombardi (Unicamp) e César Minto (USP), que representou o Fórum das Seis, criticaram duramente a política educacional do Estado e as práticas neoliberais e a transformação da educação em mercadoria.
Veja aqui os artigos publicados neste oitavo volume da Revista Educação & Cidadania
As Políticas para a Educação Pública no Estado de São Paulo
Maria Cecília Mello Sarno e José Maria Cancelliero
Inovações do MEC são um Passo Importante para o Ensino Médio
Maria Izabel Azevedo Noronha
Políticas Curriculares: elementos para a discussão da estrutura e organização do currículo para a rede estadual de educação de São Paulo
Nereide Saviani
Currículo Escolar
Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra e Mara Regina Martins Jacomeli
Política e Financiamento da Educação
José Luis Sanfelice, Lalo Watanabe Minto e José Claudinei Lombardi
Políticas de Avaliação no Estado de São Paulo: o controle do professor como ocultação do descaso
Luiz Carlos de Freitas
Formação e Condições de Trabalho Docente
Dermeval Saviani
A Reforma Curricular Paulista e suas Determinações no Ensino de Língua Portuguesa: uma análise crítica (2008-2009)
Rosimeri da Silva Pereira e Maria Cecilia Mello Sarno
Alguns Indicadores Referentes à Área de Matemática
Sergio Lorenzato e Fernando Fernandes
Implementação Curricular de Ciências: esboço de uma problemática
José Dujardis da Silva e Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede
Educação Pública e Emancipação: a crise aguda do ensino da Geografia no estado de São Paulo na proposta do governo José Serra
Carlos Alberto Regalo e Cesar Nunes
SERVIÇO: Para adquirir exemplares da Revista, acesse o site www.atomoealinea.com.br/rec/sobre.asp