Intelectuais apoiam luta dos professores paulistas, em lançamento na Assembleia

04/11/2009 18:30:00

Educação & Cidadania

 

Não faltaram críticas à política educacional paulista no lançamento da mais nova edição da Revista Educação & Cidadania, da Editora Átomo. Resultado de uma parceria entre universidades paulistas e entidades do Magistério, a revista é um manifesto em defesa da educação e dos professores, prejudicados por uma série de medidas do governo estadual.

O lançamento ocorreu no Auditório Franco Montoro nesta terça-feira (03/11), por iniciativa da deputada Maria Lúcia Prandi, presidente da Comissão de Educação.

As políticas para a educação pública, o currículo escolar, o financiamento do ensino, os métodos de avaliação, as condições do trabalho docente e o descaso com o setor no Estado de São Paulo são alguns dos temas da publicação, que é um retrato do comprometimento das entidades sindicais com a qualidade da Educação.

Uma resposta à publicidade oficial na mídia

Os sindicatos e os seus associados têm sido criticados continuamente, desde que a Assembleia Legislativa aprovou durante a madrugada, graças à base de apoio ao governador José Serra, o PLC 29, um projeto que impõe uma nova metodologia de reajuste salarial a mais de 220 mil professores do estado e exclui os aposentados desta política.

Os jornais e revistas, através de seus editoriais e articulistas, apoiaram o projeto do governador e acusaram a categoria de corporativismo, pelos protestos contra o projeto aprovado pelos parlamentares que apoiam Serra.

A Revista Veja, por exemplo, publicou na sua edição de 28 de outubro uma entrevista com o Secretário da Educação Paulo Renato Souza, que acusa o sindicato e os professores pelas mazelas da educação e isenta o governo. A Revista não publicou sequer uma carta contrária às opiniões do secretário e ignorou todas as manifestações diferentes da posição governamental sobre a educação.

O lançamento da Revista é uma resposta à campanha da mídia em defesa de um projeto de lei, criticado por acadêmicos, especialistas e também pelos  profissionais da escola pública.

“Temos que dar uma virada na política educacional em nosso Estado”, disse a presidente da Comissão de Educação, Maria Lúcia Prandi. A professora da Unicamp, Mara Regina Martins, considerou o lançamento “um marco histórico” por apresentar um debate que surgiu a partir de questionamentos feitos por educadores que se sentiram alijados do processo de discussão do currículo no Estado de São Paulo.

Os professores doutores José Claudinei Lombardi (Unicamp) e César Minto (USP), que representou o Fórum das Seis, criticaram duramente a política educacional do Estado e as práticas neoliberais e a transformação da educação em mercadoria. 

Veja aqui os artigos publicados neste oitavo volume da Revista Educação & Cidadania

As Políticas para a Educação Pública no Estado de São Paulo

Maria Cecília Mello Sarno e José Maria Cancelliero

Inovações do MEC são um Passo Importante para o Ensino Médio

Maria Izabel Azevedo Noronha

Políticas Curriculares: elementos para a discussão da estrutura e organização do currículo para a rede estadual de educação de São Paulo

Nereide Saviani

Currículo Escolar em São Paulo: uma proposta para discussão

Luiz Bezerra Neto, Maria Cristina dos Santos Bezerra e Mara Regina Martins Jacomeli

Política e Financiamento da Educação em São Paulo

José Luis Sanfelice, Lalo Watanabe Minto e José Claudinei Lombardi

Políticas de Avaliação no Estado de São Paulo: o controle do professor como ocultação do descaso

Luiz Carlos de Freitas

Formação e Condições de Trabalho Docente

Dermeval Saviani

A Reforma Curricular Paulista e suas Determinações no Ensino de Língua Portuguesa: uma análise crítica (2008-2009)

Rosimeri da Silva Pereira e Maria Cecilia Mello Sarno

Alguns Indicadores Referentes à Área de Matemática

Sergio Lorenzato e Fernando Fernandes

Implementação Curricular de Ciências: esboço de uma problemática

José Dujardis da Silva e Rosângela Ap. Ferini Vargas Chede

Educação Pública e Emancipação: a crise aguda do ensino da Geografia no estado de São Paulo na proposta do governo José Serra

Carlos Alberto Regalo e Cesar Nunes

SERVIÇO: Para adquirir exemplares da Revista, acesse o site www.atomoealinea.com.br/rec/sobre.asp

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.