Secou
Interior já vive racionamento de água
Notícia publicada nesta semana pela imprensa dá conta que atualmente 13 cidades do interior do Estado vivem o racionamento de água, desde 2014.O agravamento da situação da falta de água neste ano antecipou em dois meses e atinge mais de 500 mil pessoas de 13 municípios.A maioria das cidades passa diariamente por períodos de até 12 horas sem abastecimento.
Em Vargem Grande do Sul, a prefeitura iniciou neste mês o racionamento, o mesmo ocorreu com Américo Brasiliense, São Sebastião da Grama e Aguaí, sendo que nestas duas últimas o racionamento é preventivo.
Na avaliação do professor da Unicamp Antonio Carlos Zuffo, especialista em recursos hídricos, a situação deve persistir por pelo menos cinco anos, prazo dado por especialistas para recompor os reservatórios.
Entre as medidas adotadas pelas prefeituras está o racionamento da água, até a distribuição de redutores. Em Orlândia, a prefeitura forneceu 200 redutores de pressão de água- acoplados às torneiras e nas próximas semanas, deve entregar mais 3 mil.O equipamento reduz em até 50% o gasto com água.
Na região de Campinas as cidades de Araras, Saltinho e Valinhos adotaram racionamento há mais de um ano, fazem campanhas de para o uso racional da água e aplicação de multas em caso de desperdício.
A situação é mais grave em Valinhos que tem corte de abastecimento duas vezes por semana, com 24 horas sem água. (rm)
Com informações do Jornal Folha de S. Paulo