Mais acesso
Na Região Sul da cidade de São Paulo serão instalados dois novos fóruns judiciais. Um na Capela do Socorro e outro no MBoi Mirim. O Fórum Regional XVI Capela do Socorro atenderá os distritos de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Marsilac. Já o Fórum Regional XVII MBoi Mirim, atenderá os distritos de Jardim Ângela e Jardim São Luiz.
O Projeto de Lei que cria os novos fóruns (PLC 21/2009), foi aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, terça-feira (28/4). A medida beneficia aproximadamente três milhões de pessoas moradoras de Cidade Ademar, Campo Limpo, Santo Amaro, Morumbi, Capela do Socorro, Parelheiros, etc. Toda esta população atualmente é atendidas pelo Fórum Regional de Santo Amaro que deverá ser desafogado ganhado maior agilidade.
O deputado Enio Tatto PT defendeu da Tribuna aprovação do Projeto de Lei e destacou que …com a nova organização judicial a Capela do Socorro terá seu próprio Fórum que vai atender uma população de aproximadamente 835 mil pessoas, de Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros, Socorro e Marsilac. Já a Região de MBoi Mirim irá atender 600 mil pessoas, dos distritos do Jardim Ângela e Jardim São Luiz.
Segundo Enio Tatto, o ideal seria a implantação de mais dois Fóruns além destes aprovados: um
Para ter uma idéia da importância destes fóruns basta dizer que atualmente São Paulo possui 12 Foros distritais instalados, sendo que Santo Amaro concentra 43% dos processos em tramitação na Capital, abrangendo uma população de mais de 3 milhões de habitantes, ou seja, de cada 100 ações judiciais da cidade de São Paulo 57 são distribuídas por 11 fóruns regionais e 43 são tratadas
O presidente em exercício da OAB-SP, Marcos da Costa, e o presidente da Subsecção de Santo Amaro, Cláudio Schefer Jimenez estiveram presentes na Alesp durante a votação. Essa é uma vitória da advocacia, da Justiça e do cidadão. Desde o ano passado, vimos, juntamente com a Subsecção de Santo Amaro, fazendo um trabalho no sentido de sensibilizar o Legislativo estadual sobre a necessidade premente da criação desses dois novos foros regionais, disse Marcos da Costa.