Lançada a Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural

24/05/2013

Agricultura

Aconteceu na quinta-feira (23/5), na Assembleia Legislativa, o lançamento da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, por iniciativa do deputado José Zico Prado. Há uma frente sobre o mesmo tema na Câmara dos Deputados e São Paulo é o 6º estado a instituir em seu Parlamento esta frente.

José Zico Prado lembrou que há inúmeros problemas e desafios a serem superados em São Paulo. “O Estado já foi um dos maiores produtores rurais do país e hoje tem praticamente a monocultura da cana. Queremos abrir novas perspectivas para a agricultura”, declarou.

A Extensão Rural, de acordo com a Lei 12.188/2010, “é o serviço de educação não formal, de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.”

A frente parlamentar pretende contribuir para o fortalecimento de uma Extensão Rural comprometida com o desenvolvimento rural sustentável e com a agricultura familiar, bem como para o aprimoramento da legislação referente a políticas públicas, com a participação das organizações da sociedade civil representativas dos agricultores familiares e dos profissionais extensionistas rurais. Além disso, objetiva organizar, sistematizar, avaliar e divulgar informações relativas à situação dos serviços de Extensão Rural e sua importância social, econômica e ambiental para a agricultura familiar paulista.

A professora titular da Universidade Estadual de Campinas, Sonia Bergamasco, agrônoma com mestrado em Extensão Rural, doutorado em Agricultura e especializada em Extensão Rural para o Desenvolvimento Socioeconômico, fez palestra sobre os desafios atuais da extensão rural no Brasil e no Estado de São Paulo, com destaque no desenvolvimento rural sustentável, na reforma agrária e nos assentamentos rurais.

Durante o evento de lançamento da frente, houve exposição dos agricultores familiares e dos trabalhadores da extensão rural, e apresentação de pôsteres sobre trabalhos de Extensão Rural no Estado de São Paulo em estandes de entidades, organizações governamentais e não governamentais.

Diversas entidades apoiam a Frente Parlamentar da Extensão Rural: Associação de Agricultura Natural de Campinas (ANC), Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp), Associação dos Funcionários da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo José Gomes da Silva (Afitesp), Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Assincra-SP), Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer), Federação da Agricultura Familiar (FAF), Federação das Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas do Estado de São Paulo (Famehesp), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) e Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (Sindfa).

Estiveram presentes no lançamento os deputados do PT: Ana do Carmo, professor Tito, Gerson Bittencourt e Marcos Martins, além de representantes de entidades governamentais e não governamentais ligadas à agricultura, vereadores, prefeitos e secretários da Agricultura de municípios do Estado de São Paulo.

fonte: Agência Alesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *