Prioridade na Educação

Na próxima quarta-feira (dia 14), a partir das 14 horas, acontece no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa de São Paulo, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação. O evento, que tem a coordenação do deputado Roberto Felício, líder da bancada do PT, pretende trazer à discussão questões que envolvem a Educação
Segundo o deputado Roberto Felício, a idéia da Frente Parlamentar em Defesa da Educação nasceu em decorrência dos graves problemas que a Educação paulista vem enfrentando com os sucessivos governos tucanos. A Capital, por exemplo, ficou apenas em 10º lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007. Há problemas de gestão e de administração e, sobretudo, desvalorização de professores e funcionários. Por este motivo, as entidades representativas como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial (Apeoesp) e Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (Afuse), entre outras, são parceiras do mandato no lançamento da Frente.
O deputado Felício, que tem ligações históricas com a educação além de professor, foi dirigente sindical da Apeoesp apresenta sugestões para o ensino paulista. Para que se possa melhorar a escola pública é preciso ampliar o número de salas de aula e acabar com a superlotação, construir novas unidades escolares (sobretudo para o ensino médio), equipar bibliotecas e laboratórios, investir em recursos humanos, pedagógicos e tecnológicos. É preciso tratar a educação com seriedade, observa o líder da bancada do PT.
Para Felício, a melhoria na qualidade da educação requer das escolas e do sistema, redução da jornada de trabalho dos professores sem redução salarial, valorização dos profissionais da educação, novo plano de carreira com melhores condições de trabalho, incentivo à capacitação pedagógica e a garantia que o ambiente escolar seja um espaço democrático e plural.