Lançamento de Frente Parlamentar reforça luta pela criação da Secretaria Estadual do Idoso

24/02/2016

Iniciativa do PT

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 24, a audiência de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso na Assembleia Legislativa de São Paulo. O evento foi uma iniciativa do mandato da deputada estadual Beth Sahão (PT) e contou com apoio das lideranças do PT e da Minoria na Casa.

Durante as discussões, os debatedores atentaram para a necessidade de criação de uma Secretaria Estadual do Idoso, com o objetivo de coordenar e integrar as políticas públicas destinadas aos cidadãos e cidadãs da Terceira Idade.

A presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel de Azevedo Noronha, a Bebel, foi uma das que comentaram sobre a importância da criação desse órgão.

Beth lembrou que já existe um projeto de sua autoria tramitando na Assembleia, apresentado em 2013, que prevê a criação da secretaria. “Sabemos das dificuldades para se aprovar um projeto desses na Casa. Porém, vamos lutar para que a proposta avance, pois a Terceira Idade é a faixa etária que mais cresce no País e demanda ações específicas e transversais”, afirmou.

A mesa de debatedores contou com os seguintes participantes: Maria Cristina Hoffmann, coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde; Cláudia Jzen, coordenadora da Universidade Aberta da Terceira Idade da Unifesp; Cláudia Maria Beré; promotora de Justiça do MP-SP, Núcleo do Idoso; Maria Candida Soares Del Masso, coordenadora do Núcleo Central da Universidade Aberta da Terceira Idade da Unesp; Felipe Holtz Macedo Cunha, coordenador do Núcleo Especializado do Idoso e da Pessoa com deficiência da Defensoria Pública de SP; Rubens Casado, presidente do Conselho Municipal do Idoso de São Paulo; Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, presidenta da Apeoesp; José Cecílio, coordenador do núcleo de aposentados do Sindicato dos Químicos de SP; Cristina Riscalla Madi, gerente de estudos e programas da Terceira Idade do Sesc-SP; Tony Bernstein, diretora-geral do Portal da Terceira Idade.

Além da proposta para criação da secretaria, outras idéias foram apresentadas no decorrer dos debates. Dentre elas, a implantação de políticas destinadas a garantir mais respeito e acessibilidade aos idosos no transporte público e também mais qualidade no atendimento em saúde. A necessidade de se colocar em prática ações para fortalecer o protagonismo social dos idosos também foi levantada, no decorrer das discussões.

A solenidade contou ainda com a apresentação do Coral da Terceira Idade de Taquaritinga.

Da assessoria da dep. Beth Sahão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.