Líder do PT quer explicações de servidores da Assembleia envolvidos na Máfia da Merenda

08/04/2016

Convocação

O líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, José Zico Prado, vai pedir a convocação do chefe de gabinete do deputado Fernando Capez (PSDB), Alexandre Zakir, para prestar esclarecimentos sobre sua relação com Jeter Rodrigues.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Jeter, que é ex-assessor do tucano, disse ter sido procurado por Zakir e pelo também ex-assessor Merivaldo dos Santos para assumir a titularidade do recebimento de um cheque de R$ 50 mil proveniente do esquema de propinas da chamada máfia da merenda.

A quantia foi repassada pela Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf) para a conta de Santos, segundo os investigadores, como parte da propina destinada ao deputado.

“Conforme os nomes vão aparecendo, vamos convocando”, disse o líder do PT. Segundo ele, as tentativas de esclarecer a participação de Capez na máfia da merenda têm parado na bancada governista, que barra pedidos de convocação dos envolvidos e bloqueia a instalação de um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). “Estamos parados em 23 assinaturas (são necessárias 32) faz tempo.”

Acusado de obstruir investigação da máfia da merenda é promovido

Apesar de acusado de tentar obstruir as investigações que envolvem o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), na máfia da merenda, o servidor Alexandre Zakir foi promovido nesta quinta-feira (7/4). Ele deixa o posto de chefe de gabinete do tucano para assumir a Secretaria Geral da Administração da Alesp. No cargo, ele será responsável pelo ordenamento de despesas, contratações, licitações de até R$ 500 mil, assinatura de convênios e do gerenciamento operacional da Casa.

Zakir é delegado de polícia e ingressou como servidor comissionado na Alesp em junho do ano passado no Núcleo de Avaliação Estratégica do legislativo paulista. Em agosto assumiu a chefia de gabinete de Capez. Natural de Bauru, foi candidato a deputado federal pelo PPS nas últimas eleições e recebeu 10.590 votos. Também atuou em um reality show da Rede TV, o “Operação de Risco” mostrando o dia a dia da polícia.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.