Líder do PT reverte corte de vagas e afasta risco de CETAq parar

10/03/2015

Iniciativa petista

Pressionado pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado João Paulo Rillo, o governo estadual voltou atrás no corte de vagas do Programa Vence para o CETAq – Centro De Educação Tecnológica em Aquacultura, em Monte Aprazível. A decisão foi confirmada a Rillo, na última quinta-feira (5/3), pela coordenadora do Programa, Lúcia Lodi.

Com a decisão, o Programa destinou mais 15 vagas para Monte Aprazível. Estas vagas, somadas as 24 que restaram após o corte do governo estadual, em fevereiro, serão suficientes para o Centro manter aberta a escola. “Foi uma ação importante”, disse a presidente da Fundação para a Aquicultura de Monte Aprazível (Famar), Lívia Carvalho Gomide.

“A maioria dos alunos não teria condições de arcar com esses custos”, explica a presidente. As matriculas para o Programa Vence haviam sido abertas em novembro de 2014 e o CETAq ofereceu 48 vagas. Com a redução do Programa, Lívia alertou o deputado Rillo para o risco de o Centro encerrar as atividades.

Rillo mobilizou líderes partidários e apresentou, em 19 de fevereiro, à Secretária de estado da Educação solicitação para ser revisto o corte de vagas para o CETAq. Dez deputados subscreveram o pedido, lideres partidários, alguns da base aliada do governo. “Unimos força e conseguimos garantir as condições para o Centro continuar atendendo os alunos”, comentou Rillo.

Paralelamente, Rillo está garantindo alternativas para o pleno funcionamento do CETAq. Em fevereiro, o deputado esteve no Ministério da Pesca e Agricultura para analisar a situação de convênio existente com o Centro. Segundo Lívia, agora é possível finalizar o convênio e obter mais recursos.

Com informações da assessoria de imprensa do deputado João Paulo Rillo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.