Escândalo
Em declarações à imprensa, sobre as denúncias de cartel, superfaturamento e pagamento de propina no Metrô e na CPTM, o secretário estadual de Transportes no governo Covas, Claudio de Senna Frederico, nega que tenha tomado conhecimento de cartel em contrato do Metrô, mas não descarta que tenha ocorrido.
Nesta mesma linha, recentemente, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que a Estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5, será entregue apenas no dia do aniversário da capital paulista, em 25 de janeiro. Essa parada, em obras desde agosto de 2009, estava prevista para 2013.
Atualmente a extensão da rede metroviária é de 74,2 km. O sistema não cresce há quase dois anos. As últimas paradas entregues à população (República e Luz, na Linha 4) abriram as portas em 15 de setembro de 2011.