A Construção Retomada
O senador Aloizio Mercadante lança no final da tarde desta terça-feira o livro Brasil: A Construção Retomada – Análise do Governo Lula. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deve participar do lançamento, responde a diversas perguntas no prefácio do livro.
Lula fala sobre as medidas de sucesso de seu governo a analistas brasileiros e estrangeiros, que reconhecem que o Brasil pode se tornar a quinta economia mundial até 2016, conforme previsão do Banco Mundial.
O livro não trata apenas da economia. Avalia os desafios e progressos do País nas mais diversas áreas: social, política, ambiental, energética, da defesa, das relações exteriores e do marco regulatório do pré-sal, entre outras, diz o presidente Lula no prefácio.
A obra de 400 páginas é uma análise dos dois mandatos presidenciais, com suas propostas políticas colocadas em prática nos últimos oito anos. A revolução econômica e social, promovida pela gestão federal do PT, é registrada em cada capítulo, através da avaliação das medidas que permitiram ao País aumentar a renda média do cidadão, conciliar crescimento econômico com maior justiça social e tornar-se nação respeitada internacionalmente.
O presidente e a ex-ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, receberam os primeiros exemplares do livro durante a convenção nacional do PT, realizada no dia 13 de junho, em Brasília.
Mercadante dedicou o livro ao economista Celso Furtado, conhecido por suas preocupações sociais. Brasil: A Construção Retomada é permeado também por referências aos principais líderes e ao ideário do movimento operário brasileiro nas décadas de 70 e 80, que resultou na criação do PT.
O recorde histórico de 80% de aprovação dos brasileiros é a maior prova de sucesso do modelo adotado pelo Governo Lula, avalia Mercadante, que também é economista.
SERVIÇO: Brasil: A Construção Retomada – Análise do Governo Lula é da Editora Terceiro Nome. O livro custa R$ 34,00 e está à venda nas principais livrarias.
O lançamento acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, entre a Avenida Paulista e a Rua Augusta.