Luiz Turco luta para que as famílias do Parque Jurupará não percam seu direito à terra

17/05/2017

JUSTIÇA

Crédito: Ass. de Imprensa Dep. Luiz Turco

Prefeito de Ibiúna, João Mello, e o deputado Luiz Turco conversam com moradores do Jurupará.

No último sábado (13), o deputado Luiz Turco esteve com os moradores do Parque Estadual Jurupará, que enfrentam uma grave injustiça social: o risco de perderem suas terras. Aqueles que antes tinham por Lei o direito a receberem o Título de Domínios de suas áreas passaram a ser considerados “invasores de uma reserva ambiental” e hoje são criminalizados pelo poder público.

Em 1959 iniciou-se o processo de Legitimação de Posse, que visava à transferência do domínio de terras para as famílias da região. Duzentas e sete glebas foram consideradas aptas pela Fazenda Pública de São Paulo a receberem os títulos de domínio. Mas essa fase nunca chegou: em agosto de 1978 o governo do Estado decretou que a área era uma “Reserva Florestal” e, em 1992, transformou-a no “Parque Estadual do Jurupará”. O histórico de luta fundiária deu lugar a uma questão ambiental.

Para o Deputado Luiz Turco, “o pedido de retirada das famílias desconsidera toda uma história de vida, de cuidado da terra, de tradição. Não há qualquer degradação ambiental como o Estado insiste em dizer, mas sim famílias que convivem há anos com a natureza e têm, por conta de suas histórias, o direito legítimo a terra”.

Como titular na Comissão de Meio Ambiente, Luiz Turco se colocou à disposição de todas as famílias e se comprometeu em levar este assunto a todas as esferas do governo estadual a fim de barrar essa injustiça.

“Nossa ideia é ajudar a ampliar o número de vagas e melhorar a infraestrutura”, diz Turco em visita ao Instituto Federal.

O deputado Estadual Luiz Turco visitou o campus de Salto do Instituto Federal de São Paulo, interior do estado, na sexta-feira, dia 12. A unidade conta com cursos técnicos para quem terminou ou está cursando o ensino médio, e com cursos de nível superior. Todos gratuitos. Na ocasião, quem nos apresentou o campus e falou um pouco do funcionamento da unidade foi a diretora geral Karina Souza.

Hoje, o IFSP conta com 700 alunos e tem a pretensão de dobrar esse número até 2021. E pra isso é necessário infraestrutura e mais recursos. Atualmente o campus Salto tem 10 anos e trabalha com dois campos do conhecimento: Controle e processos industriais e Comunicação e informação. A ideia da nova direção é mudar o Instituto de prédio, oferecendo mais infraestrutura aos alunos e possibilitando a criação de novas vagas. O deputado estadual, junto da direção, pôde conhecer o espaço onde se pretende transferir o IF.

O Deputado Luiz Turco se comprometeu a ajudar no que for preciso a direção do Instituto Federal por entender que é de suma importância ampliar a quantidade de vagas para a região e por entender que o incentivo à educação é fundamental para o desenvolvimento de um país mais justo.

Fonte: Assessoria de imprensa do Deputado Estadual Luiz Turco

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *