Macrorregiões de Araçatuba e Noroeste Paulista receberam Caravanas do PT-SP

13/05/2013

Caravanas 2013

Em Araçatuba, militantes e lideranças discutem fortalecimento partidário

Cerca de 300 pessoas, entre militantes, simpatizantes, presidentes e membros dos diretórios municipais, deputados, vereadores, prefeitos da região, secretários de governo, participaram da terceira edição da Caravana do Partido dos Trabalhadores do Diretório Estadual de São Paulo. O evento ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba, na manhã deste sábado (11/5).

Durante o encontro, o presidente estadual do PT-SP, Edinho Silva, avaliou que o PT deve se aproximar e aprender a dialogar com a juventude. “O partido que envelhece é aquele que deixa envelhecer suas bandeiras. Temos uma geração inteira que não acredita na política como instrumento de transformação social. E não é só no Brasil. Em muitos países da Europa estamos vendo jovens tirando suas próprias vidas, se perdendo nas drogas”.

Representante do PT de Araçatuba, Cidinha Lacerda afirmou que é importante fortalecer espaços para as mulheres nas próximas eleições. “Temos que reeleger a presidenta Dilma, esse é o momento da mulher. Temos também que pensar em fortalecer as candidaturas das mulheres para o próximo ano”, afirma.

O prefeito anfitrião, Cido Sério, disse que os seus primeiro dias da gestão no governo foram radicais, mostrando para a população qual é o modo do PT de governar. “Nós radicalizamos o jeito petista de governar. Quando chegamos no governo o debate era asfalto e nós não vamos cuidar disso. Vamos cuidar das pessoas e é por isso que Araçatuba não tem crianças na rua pedindo esmola. Nós radicalizamos o jeito de governar, investimos em assistência social e educação. Aqui até o PPA (Plano Plurianual) é participativo. Nós vamos discutir nos bairros com as pessoas”, disse o prefeito.

O secretario de comunicação do PT-SP, Luiz Aparecido da Silva, falou da comunicação partidária, lembrou das oficinas de mídias sociais, realizadas no primeiro semestre do ano passado e da Web Rádio LD. Segundo ele, ao contrário do que era feito nos últimos anos, a direção criou uma maior interação virtual com a militância e deu uma turbinada no site. “O militante entra no site do PT e encontra uma Web Rádio que funciona 24 horas por dia, com notícia e musica”.

De acordo com o Cidão, um dos objetivos é produzir conteúdo para rádios comunitárias, entrevistando deputados, vereadores, prefeitos e apresentando as ações parlamentares de senadores e ministros.

Após apresentação de um diagnóstico regional, feita pelo coordenador da Macro e presidente do PT Municipal, Fernando Zar, a militância presente debateu com as lideranças as posições do PT na região.

Estiveram presentes no encontro os prefeitos Jamil (Andradina), Luizão (Santo Antônio do Aracanguá), Tute (Coroado) e os deputados estaduais Carlos Neder, Zico Prado, João Paulo Rillo. Além dos deputados federais Vicente Cândido e José Mentor.

Em Votuporanga, a militância discute os desafios do PT na região

A macrorregião de Noroeste Paulista recebeu a terceira edição da Caravana do Diretório Estadual PT-SP neste sábado (11/5). Realizado na Câmara Municipal de Votuporanga, o evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre militantes, simpatizantes, presidentes e membros dos diretórios municipais, deputados, vereadores para discutir o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores na região.

Na abertura do evento, o coordenador da Macro Noroeste Paulista, Luis Speciato, falou da importância da Caravana e apresentou um diagnóstico da atuação do Partido na região. “A macro Noroeste é composta por 52 cidades. Na região, o PT aumentou em 40% o número de vereadores nas últimas eleições. A participação dos nossos dirigentes nas Caravanas é muito importante, porque permite que possamos apresentar as nossas dificuldades. Com isso, é fundamental que eles façam uma reflexão de todo o direcionamento que o PT tem dado no estado de São Paulo”, explicou o coordenador.

O presidente do PT-SP, Edinho Silva, comparou as necessidades do interior com a região metropolitana e falou sobre como deve ser a atuação do PT. “As demandas do interior não são as mesmas daquelas apresentadas na região metropolitana. O partido tem que ser um instrumento de ação da realidade”, disse Edinho. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores nunca esteve tão perto de ganhar o governo de São Paulo. “Tivemos em 2012 o melhor resultado da nossa história. Governamos 45% da população paulista. A gente só cresce quando reconhecemos nossas limitações”, afirmou Edinho.

Anfitrião, Jurandir Benedito da Silva, o Jura, vereador de Votuporanga, falou da importância da caravana passar pela macro. “A Caravana não é boa só para os mandatos do PT da região. A caravana, além de mobilizar toda a macro, dá um ânimo e traz oxigenação ao partido, traz debates importantes para todos nós. A presença dos parlamentares e dos representantes do diretório estadual é essencial”, disse Jura.

Secretário de comunicação do PT-SP, Luiz Aparecido da Silva, Cidão, fez uma exposição sobre a atuação da comunicação na Macro Região, destacou a oficina de mídias sociais realizada no ano passado e enfatizou que a macro precisa jogar pesado e investir nestas ferramentas digitais. Segundo ele, isso é fundamental para dar visibilidade às ações do partido e da macro.

Durante todo dia foram debatidos, em grupos temáticos, os desafios do PT na macrorregião de Noroeste Paulista, como, a luta pela reforma política, encontro de formação da macrorregião, comunicação mais ágil, fortalecimento dos setoriais, entre outros.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Cardoso Renato Tavares, o presidente do PT municipal Quincas, o representante do GTE (Grupo de Apoio Eleitoral) Kita, Irineu Casemiro (secretário de finanças do PT-SP), Antonio dos Santos (Coordenador do GTE do PT-SP), Silvana Donato (secretária-geral do PT-SP), os deputados estaduais Carlos Neder, Zico Prado, João Paulo Rillo e os federais, Vicente Cândido e José Mentor.

fonte: Linha Direta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.