Maioridade penal é tema de audiência na Assembleia

20/05/2013

23 de maio

Crédito:

Maioridade penal é tema de audiência pública na Assembleia, dia 23

A Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, coordenada pelos deputados Alencar Santana Braga, Telma de Souza e Professor Tito, promove a audiência pública “Não à redução da Maioridade Penal”.

Ao ser questionado sobre a diminuição da maioridade penal para abaixo dos 18 anos, o deputado Alencar Santana Braga afirma que “eu acredito no Estado, no poder político. Se eu não acreditasse, não seria deputado. Eu não posso acreditar que o poder público não tem capacidade de disputar o jovem com o mundo do crime. Nós tivemos no Estado de São Paulo, no último semestre, mais de 500 mortos, sendo 104 a 110 policiais. A maioria dessas vítimas eram jovens, de 23, 24,25 anos, e vários adolescentes em situações não esclarecidas. O adulto que usa o jovem no crime tem de ser punido com mais rigor. Ele se aproveita para ter impunidade. Mas tem outra coisa: quais casos a gente lembra, de grande comoção social, de grande violência? Vamos lembrar do jovem que morreu enquanto dava seu celular, do caso da dentista no ABC, do caso do Rio (estupro no ônibus). Vamos lembrar de mais alguns casos. Que sejam 10. Estou dizendo que houve mais de 500 mortes no semestre. Quem as cometeu? Foram os jovens? Não. Foram inclusive agentes do Estado, inclusive policiais. Eu acho que está se criando uma cortina de fumaça para esconder o verdadeiro problema, que é a política de segurança, social, de inclusão, de educação, de cultura, de esporte e de lazer. E o jovem ficar três anos internado na Fundação Casa já é uma pena violenta”.

O debate acontece às 18 horas, na quinta-feira (23/5), no auditório Paulo Kobayashi – Assembleia Legislativa de São Paulo.

Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.