Tucanagem
“Mais ciclistas, mais acidentes”, estampou o “Diário Oficial” do Estado de São Paulo na manchete desta quarta-feira (11/7).
Dentro da fotografia usada para ilustrar a reportagem, com uma bicicleta ao lado de carros, outra informação: “Especialista do HC recomenda não usar a bike no trânsito, mas `sim em parques públicos e em ciclovias`”.
A publicação do texto no jornal oficial do governo paulista foi o bastante para deixar ciclistas revoltados.
“A capa do `Diário Oficial` do governo de amanhã será: `Não saiam de casa: caminhar é perigoso`, diz podóloga”. O comentário, no Twitter, fazia alusão ao fato de um ortopedista ter sido escolhido para falar sobre o perigo das bikes em São Paulo.
Várias outras reações inflamadas se seguiram, algumas pedindo explicações ao governo. Thiago Benicchio, diretor da ONG Ciclocidade, disparou também, via microblog: “Que vergonha! Sai da rua e vai pro parque”.
Por telefone, Benicchio disse que, para ele, a reportagem oficial “inverte a lógica” e coloca a culpa nos ciclistas, em vez de questionar como deixar a bicicleta mais segura.
“É como dizer: não saia a pé na cidade, já que o maior número de mortes no trânsito é de pedestres.”
Benicchio também lembrou que o número de mortes de ciclistas tem permanecido estável na cidade, o que pode deixar a manchete imprecisa. Segundo dados da CET, o total de mortos na capital foi de 61 em 2009 e se estabilizou em 49 em 2010 e 2011.
Também via redes sociais, o ambientalista Roberto Smeraldi considerou a manchete uma gafe. “
Fonte: jornal Folha de S. Paulo