Mesa redonda reúne técnicos e ativistas pela defesa da água

14/03/2018

Crédito:

Mesa redonda para debater alternativas de defesa das águas reuniu nesta terça-feira, 14/3, técnicos, ativistas ambientais e parlamentares petistas na Assembleia. O encontro, promovido pela Frente Parlamentar em defesa da Billings, antecede o Dia Mundial da Água, 22/3, e o Fórum Alternativo Mundial da Água, que acontecerá entre os dias 17 e 22 de março.

A deputada Ana do Carmo, coordenadora do evento, e os deputados Luiz Fernando Teixeira Ferreira, Barba e Marcos Martins ouviram as considerações dos especialistas e técnicos, que chamaram a atenção para os graves riscos de colapso do abastecimento de água, principalmente, nos grandes aglomerados urbanos.

Os fatores econômicos responsáveis pela degradação ambiental foram o centro dos debates dos técnicos. A expansão da produção agrícola e pecuária, associada ao desmatamento e ao elevado consumo hídrico dessas atividades, é um dos principais elementos de comprometimento da oferta de água. Sem uso racional da água, não há solução, segundo Renato tagnin, planejador ambiental.

Outro assunto central nos debates é a privatização das águas e a medida provisória do governo federal que pretende alterar o atual marco regulatório do sistema de saneamento no país. Na prática, a MP retira dos municípios o poder concessionário e facilita o controle das grandes corporações sobre os serviços de saneamento e de fornecimento de água.

Participaram do encontro Amaury Pollachi, diretor da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp, Gabriel Gonçalves, do Movimento dos Atingidos por Barragens; José Mairton, diretor Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto (Sintaema); e Douglas Izzo, presidente estadual da CUT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.