Tucanagem
O Metrô de São Paulo retirou do seu site a informação sobre a previsão de entrega, até o final de março deste ano, do primeiro trecho da 1ª fase das obras da linha 4-Amarela, que abrange as estações Faria Lima e Paulista. A propaganda saiu do ar no início da tarde da quinta-feira (25/3). No lugar dela, foi colocada a seguinte frase: a entrega do 1º trecho da 1ª fase da linha ainda depende de complexos e exaustivos protocolos de teste”.
O prazo foi alterado no site logo após a reportagem do entrar em contato com a assessoria de imprensa do Metrô para solicitar mais detalhes sobre a inauguração do trecho da linha amarela prevista para acontecer, segundo propaganda inicial da empresa, até o final da semana que vem.
Na primeira quinzena de março, a assessoria do Metrô divulgou com alarde a inauguração “em breve” do trecho entre a Paulista e a estação Faria Lima. Fotógrafos de vários veículos foram autorizados a registrar imagens da futura estação Paulista que, de acordo com o Metrô, estaria quase pronta. Nesta quinta-feira, porém, o discurso da empresa mudou e o Metrô passou a afirmar que a abertura da primeira etapa da linha 4-Amarela pode agora demorar até nove meses.
Uma das bandeiras de campanha do governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, a inauguração da linha 4-Amarela do metrô paulistano vem sofrendo sucessivos adiamentos desde 2008. As obras tiveram início em 2004, durante e gestão do então governador Geraldo Alckmin. Em 12 de janeiro de 2007, um desabamento nas obras da futura estação Pinheiros, deixou sete mortos e prejudicou o andamento das obras da linha. Após análises no solo e a retomada das obras, o consórcio Via Amarela – responsável pela construção – anunciou que o primeiro trecho da linha seria inaugurado entre novembro de 2009 e janeiro de 2010.
No final de 2009, chegou-se a divulgar que, em janeiro deste ano, teriam início os teste com trens no primeiro trecho da linha e as catracas poderiam ser liberadas para a população conhecer o trajeto, o que não ocorreu.
Outro lado
De acordo com a assessoria do Metrô, o site do Expansão SP [que concentra informações sobre as novas obras do Metrô] está em constante reformulação e a mudança tem o objetivo de informar que estão sendo realizados rigorosos protocolos e testes de nas estações Faria Lima e Paulista; a entrega dessas estações só se dará após o encerramento desses testes.
O Metrô também informou que estruturas complexas, como linhas metro-ferroviárias, trabalham com prazos estimados que podem sofrer interferência de fatores externos; a adequação do cronograma não caracteriza o descumprimento de sua efetiva realização”
A necessidade de realizar os testes para garantir o funcionamento da nova linha deve atrasar a inauguração do trecho entre as estações Paulista e Faria Lima em cerca de nove meses. O novo cronograma coloca a conclusão da primeira fase da obra que contará com as estações Faria Lima, Paulista, Butantã, Pinheiros, Luz e República para entre o fim deste ano e o início de 2011.
fonte: Portal R7